Plenárias do PPA chegam ao 10° encontro com sucesso de adesão pelo público

12 de julho de 2023 - 10:52 # # #

A 10° plenária do PPA 2024-2027 foi realizada no município de Icó, na região Centro Sul do estado

O governador Elmano de Freitas participou, na manhã desta terça-feira (11), de mais um encontro do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024- 2027, desta vez, para ouvir os cearenses do Centro-Sul do estado. Com representante de 12 municípios, o encontro contou com mais de uma centena de participantes. Acompanhado pela senadora da República, Augusta Brito, o chefe do Executivo cearense destacou a alegria de ver a população aderindo aos encontros, pontuando que isso é uma forma de fortalecer a democracia no Estado.

“Existe uma vontade muito grande da população de poder participar. Um dos grandes desafios que nós temos na democracia do Brasil é que o povo é chamado apenas para escolher seus representantes, mas na hora de decidir para onde o dinheiro vai, o povo não tem o poder de decidir. E eu quero que no Ceará, para avançar mais a nossa democracia, o nosso povo possa dizer para onde o dinheiro, que é dele, deve ir”, pontuou o governador.

As diretrizes expostas nesta terçpa-feira (11), e que serão colocadas em votação em dois dias, podem afetar diretamente a vida de 396.705 habitantes, que vivem em 12 municípios: Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari.

Além da senadora, o evento recebeu secretários de Estado e outras autoridades políticas.

Sucesso de adesão

Sendo esta a 10° plenária, e faltando apenas mais quatro para o fim dos encontros, a secretária de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Sandra Machado, avaliou a adesão aos encontros como muito positiva.

“A participação tem sido muito ativa, e isso tem sido uma alegria e considero que um êxito muito grande. A população realmente tem vindo a todos os encontros e também tem participado pela plataforma digital”, comemorou a secretária. De acordo com ela, a articulação do Governo do Ceará e das prefeituras para mostrarem ao povo o propósito das plenárias tem trazido um público acima do normal aos eventos.

Uma dessas pessoas que tem acreditado no propósito dos encontros PPA 2024-2027 é o Seu José. Agricultor familiar, o idoso chegou à plenária trazendo demandas para o povo do campo.

“Eu vim pedir por assistência técnica às famílias que vivem de agricultura familiar e camponesa. Para a gente ter acesso a equipes com agrônomos, técnico em agropecuária e assistência social. Hoje, na região, somos nove mil famílias precisando dessa assistência técnica”, enfatizou o agricultor. Para ele, a oportunidade de ser ouvido diretamente pelas autoridades responsáveis é um passo importante para ter as demandas atendidas.

A prefeita de Icó, Laís Nunes, concordou com a fala do agricultor. Para ela, esse passo de deixar o governo estadual mais próximo do povo é importante para escolher prioridades da forma mais democrática possível.

“Estamos aqui para debater as políticas públicas que mais beneficiarão a nossa região. Demandas que saem diretamente do povo, que está na ponta, que conhecem as problemáticas do dia a dia. O Ceará foi um dos estados que mais cresceram nos últimos anos, mas sabemos que demandas aumentam e sempre temos que está aprimorando e buscando melhorias”, concluiu a prefeita.

Plataforma digital

Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região Centro-Sul poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.

Ao entrar no site, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.