Primeira-dama do Estado acompanha entrega dos cartões Ceará Sem Fome em Santana do Acaraú

25 de junho de 2023 - 12:05 # #

Ascom Gabinete da Primeira-Dama

Foram 373 cartões entregues às famílias beneficiárias de diversos distritos

“Minha filha, vou comprar o feijão, o arroz, o macarrão, a galinha, a carne e o que vier. Esse cartão veio bem na hora certa”. A frase foi da senhora Maria Silvana da Costa, beneficiária do cartão Ceará Sem Fome. Ela mora no Distrito de Mutambeiras, na cidade de Santana do Acaraú, e foi uma das 373 chefes de famílias a serem contempladas pelo benefício. Ao todo, a estimativa é que 1.913 pessoas sejam beneficiadas.

A entrega dos cartões em Santana do Acaraú ocorreu neste sábado (24), com a presença da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas; do secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção Social (SPS), Caio Cavalcanti; e do prefeito do município, Francisco das Chagas Mendes, o “Meu Deus”, entre outras autoridades.

“O governador Elmano vem com esse auxílio de R$ 300 por mês para complementar a refeição dessas famílias. Além disso, também teremos uma rede de 1.300 cozinhas Ceará Sem Fome, agora em julho, em todo o Estado. O objetivo é trazer refeições prontas para você que não tem moradia, ou não tem uma cozinha. Queremos, no fim do mandato, que todo cearense esteja se alimentando pelo menos três vezes ao dia”, destacou a primeira-dama do Ceará.

O secretário Caio Cavalcanti destacou o quão prioritário é o programa. “Quero saudar especialmente todos vocês, que estão aqui hoje, e que são beneficiários do Bolsa Família, mas agora são beneficiários também do Ceará Sem Fome. Todos e todas aqui vão sair com o seu cartão já podendo utilizá-lo, podendo comprar o alimento para suas famílias e seus filhos. Esse é um grande programa porque é a prioridade do primeiro ano do governador Elmano de Freitas”, disse.

Mais equipamentos

Ainda durante o momento, foi assinada uma ordem de serviço para a construção de uma brinquedopraça e de uma academia ao ar livre, ambos oriundas do Programa Mais Infância, no Distrito de Mutambeiras, em Santana do Acaraú. Em sua fala, o prefeito “Meu Deus” aproveitou para dar uma notícia em primeira mão ao povo do município.

“Quero agradecer por essa política pública que está sendo feita pelo nosso governador. Além do cartão Ceará Sem Fome, temos também o vale-gás e outras ações que estão chegando ao nosso município. Mas eu quero dizer em primeira mão, que eu também tenho um sonho, e esse sonho logo será realizado. Nós vamos montar um restaurante que dará o direito de todo o povo que está no Cadastro Ùnico ter direito a uma refeição por dia com um valor de R$ 1, R$2 ou R$ 3”, revelou o prefeito. De acordo com o gestor, o equipamento deverá ser montado em um prédio onde funcionava uma cadeia pública.

Com Santana do Acaraú, a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, fecha a agenda de oito municípios percorridos desde a última terça-feira (20). De lá para cá, ela acompanhou entregas nas cidades de Itapipoca, Trairi, Itarema, Acaraú, Baturité, Maranguape, Caucaia e Maracanaú. Na última sexta-feira (23), o Governo do Ceará iniciou as entregas também em Fortaleza.