Na entrega de melhorias do Hospital Infantil Albert Sabin, Ceará recebe anúncio de aportes federais para outras áreas da Rede de Atenção à Saúde

19 de maio de 2023 - 10:22 # # # #

Amélia Gomes - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Fotos

Garantir melhores acomodações e atendimento para crianças com enfermidades graves e proporcionar um ambiente de trabalho mais adequado e seguro para os profissionais de saúde é o objetivo da requalificação do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A reforma do Centro de Emergência e a construção do novo Núcleo de Gestão e Atendimento ao Cliente (NGAC) são as melhorias entregues nesta quinta-feira (18) ao povo cearense, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho. A inauguração aconteceu na sede do Hias, no bairro Vila União.

Durante a cerimônia, a ministra Nísia Trindade assinou três portarias. Conforme ela explicou: “As três portarias vêm de demandas do Estado e de muito diálogo. Com a primeira emenda nós pudemos fazer uma destinação para o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe na faixa de R$ 136 milhões”.

As demais destinações de recursos são para custeio em 22 Policlínicas Regionais de Saúde do Ceará e para assistência de alta complexidade com foco no paciente com câncer. O município de Fortaleza também receberá aporte direto de verba federal para média e alta complexidade.

“O importante é nós seguirmos nessa agenda de trabalho, buscando avançar, buscando recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS) dentro de uma visão integrada, que valorize as experiências de estados e municípios e que pense um outro Brasil. A saúde é central para qualquer projeto de desenvolvimento e é com essa visão que nós vamos trabalhar e dar continuidade ao nosso compromisso”, destacou a ministra Nísia Trindade.

O governador Elmano de Freitas ressaltou que essas melhorias demonstram “que nós estamos estruturando no Ceará, efetivamente, uma rede pública de saúde de qualidade para o povo cearense. É uma rede pública de qualidade espalhada por todas as regiões do estado do Ceará. Estamos ampliando a estrutura e melhorando os equipamentos que já tínhamos”.

Ele acrescentou ainda que: “O Ceará tem uma rede com capacidade de atender a demanda do povo cearense e temos absoluta segurança que não fazemos isso sozinhos, fazemos com muita integração entre os entes federados, os municípios, o Estado e a União”.

A requalificação do Hias foi realizada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). O Centro de Emergência conta com 49 leitos, sendo 17 de observação, 27 de enfermaria, um de isolamento e quatro pontos de cuidado na sala vermelha. Além disso, a emergência inclui um novo setor de UTI Infantil com 16 leitos (14 padrão e 2 de isolamento).

A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, enfatizou que o trabalho da unidade é de excelência. “O Hospital Albert Sabin é nossa grande referência em pediatria, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste e da região Norte”.

Um novo momento

A enfermeira Olaneide Nogueira, que trabalha há mais de 30 anos no Hospital Infantil Albert Sabin, relatou estar muito orgulhosa de ver os novos espaços da unidade hospitalar. “Isso é um sonho nosso. Essa foi uma reforma muito esperada, que é muito importante para as crianças de todo o estado. Aqui é o único hospital do Ceará com emergência pediátrica aberta 24 horas. Tenho o maior orgulho de trabalhar no Albert Sabin”.

As melhorias na infraestrutura incluem novo revestimento de pisos e paredes, climatização, iluminação, gases medicinais, sistema de monitorização eletrônica para pacientes graves, rede hidráulica para hemodiálise, sistema de combate a incêndio, gerador e equipamentos médico-hospitalares de ponta, obedecendo ao padrão da vigilância sanitária para garantir ao paciente, aos seus familiares e aos profissionais mais conforto e facilidade na assistência ofertada.

Jornada do Paciente

Além disso, os pacientes terão acesso direto a 32 especialidades médicas já presentes no Hias, tornando o atendimento mais rápido e eficaz. A nova emergência também traz uma comunicação visual adequada, tornando a jornada do paciente e familiares mais acolhedora e segura, conforme preconiza a metodologia Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde.

Conforme a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, esta é uma nova etapa na história da unidade hospitalar, que estará mais bem preparada para atender crianças que necessitam de cuidados especializados ou de terapia intensiva. “Com a nova emergência, poderemos oferecer cuidados melhores e condições técnicas apropriadas para a assistência ao paciente pediátrico gravemente enfermo”.

Outra novidade do Hias é o Núcleo de Gestão e Atendimento ao Cliente (NGAC). O espaço reúne, de forma organizada e estruturada, os serviços de marcação e recebimento de exames, agendamento de consultas e cirurgias e gerenciamento dos atendimentos na emergência. Além disso, integra os sistemas de gestão de leitos e de altas, otimizando a rotatividade dos pacientes internados.

O Hospital também conta agora com uma brinquedocreche, equipamento do programa Mais Infância Ceará. As brinquedocreches estimulam a criatividade, socialização, afetividade, autoestima, raciocínio lógico, desenvolvimento das capacidades motoras, memória, percepção, imaginação e senso de organização das crianças por meio do ato de brincar. O público-alvo são crianças na faixa etária de 1 a 6 anos.

Atendimento

O perfil de atendimento do Albert Sabin é de casos graves. Os responsáveis por crianças com casos de menor risco devem buscar sempre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as emergências secundárias.

O prédio onde funcionava a emergência do Hias enquanto a obra estava sendo realizada seguirá aberto durante o período de sazonalidade, abrigando leitos de retaguarda da emergência. Já o novo Centro de Emergência funciona na Rua Tertuliano Sales, 544, no bairro Vila União, em Fortaleza.