Mais de 300 agricultores de Graça são contemplados com o título de terra de seus imóveis rurais

1 de junho de 2022 - 15:08 # # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional Texto
Silvio Junior Fo6tos

O Governo do Ceará segue avançando na regularização fundiária, através do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace). Nesta quarta-feira (1), foram mais 310 títulos de imóveis rurais entregues a agricultores familiares do município de Graça. O assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil do Ceará, Nelson Martins, esteve presente à entrega dos documentos.

“Os agricultores sempre pediram ajuda para o título da terra, e a primeira atividade da governadora Izolda Cela foi a liberação de R$ 58 milhões para a universalização da regularização fundiária para que nenhum município ficasse de fora”, enfatizou Nelson Martins. Dos mais de 1.900 imóveis rurais cadastrados em Graça, 1.800 não tinham registro. “Desses, 1.064 já foram titulados”, completou o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil.

O Ceará já anunciou que irá universalizar o Programa de Regularização Fundiária. José Wilson Gonçalves, superintendente do Idace, fez um balanço do trabalho realizado até o momento. “Já fizemos em 136 municípios. Do que está previsto para cadastrar de imóveis rurais, que são 312 mil, já realizamos mais de 240 mil e titulamos mais de 115 mil. Somos o estado na América Latina que mais fez regularização fundiária”, informou José Wilson.

A prefeita de Graça, Maria Iradilce, para exemplificar a importância do documento fez uma analogia à certidão de nascimento de uma criança. “É uma honra estar aqui. Os proprietários (rurais) do município de Graça têm a terra como criança sem ser registrada. Hoje, as terras de vocês vão ter o registro para facilitar a vida, pode fazer um empréstimo. Gostaria de parabenizar vocês por essa conquista”, disse a gestora.