Novas viaturas da Polícia Militar são entregues para reforçar a segurança dos cearenses

9 de maio de 2022 - 13:58

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Carlos Gibaja, Helene Santos e Tiago Stille Fotos
Yuri Leonardo Arte

Os 54 novos veículos oferecem mobilidade e agilidade aos policiais militares para atuação na Capital e Interior. O investimento total foi de quase R$ 13 milhões

Assegurar investimentos para o trabalho das forças de segurança do Estado é o foco do Governo do Ceará. Nesse sentido, a governadora Izolda Cela entregou, na tarde sexta-feira (6), mais 54 novas viaturas para a Polícia Militar do Ceará (PMCE). A solenidade foi realizada no Parque Dom Aloísio Lorscheider, em Fortaleza.

Também estiveram presentes os secretários Sandro Caron, da Segurança Pública e Defesa Social, e Nelson Martins, de Relações Institucionais; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; o comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira; toda a cúpula da Segurança Pública do Estado e outras autoridades.

Com investimento total de R$ 12,8 milhões, foram adquiridas 39 Trailblazer, sendo 10 semi blindadas, e 15 S10. Segundo a governadora, a iniciativa representa mais proteção para os cearenses. “É um compromisso de um trabalho firme, perseverante e sistêmico sob várias frentes, que é necessário para que nós tenhamos cada vez mais as melhores condições para enfrentar esse que é maior desafio do nosso País e do Ceará: o problema da violência. Nós precisamos nos preparar cada vez melhor para termos chances progressivamente de vencer essa batalha”, declarou Izolda Cela.

Os veículos são destinados para o Policiamento Ostensivo Geral (POG); Batalhão de Policiamento de de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio); Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur); Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA); Comando do Policiamento da Capital; Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPESP); e Batalhão Especializado de Policiamento no Interior (Bepi).

Investimento e valorização

Em fevereiro deste ano, o Governo do Ceará entregou à PMCE 82 veículos. Foram investidos R$ 18,6 milhões. “A cada nova entrega é mais estímulo e compromisso nosso para combater a criminalidade no estado”, afirmou Sandro Caron, titular da SSPDS.

Somado a isso, foram implantadas 62 sistemas de videomonitoramento, somando 3.546 câmeras espalhadas em diversas cidades. A população cearense também conta com 63 bases CPRaio.

A valorização dos profissionais é outro compromisso na área da segurança pública. O Estado efetivou a nomeação da maior turma de oficiais da Polícia Militar, com 247 profissionais, além de 49 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE).

Também foi realizada a posse de 204 bombeiros militares aprovados no último concurso. Para a Polícia Civil, 534 novos agentes (inspetores e escrivães) estão fazendo curso de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Além disso, em março deste ano, 212 novos servidores para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) tomaram posse.

“Nós estamos em vias de fazer, após homologação do concurso, o chamamento de mais 3 mil profissionais da Polícia Militar. Vou determinar o imediato chamamento para que eles possam ingressar na Academia [Aesp], fazendo o tempo necessário de preparação, e estar em poucos meses nas ruas servindo à população cearense”, anunciou Izolda Cela.

Lazer e esporte para prevenir

A entrega das viaturas foi comemorada por Marília Benvindo, 36, que mora e trabalha no Itaperi com a venda de lanches e recreação infantil no entorno do Parque Dom Aloísio Lorscheider, local da solenidade. “Com as viaturas ficamos mais confortáveis para trabalhar e ir para casa”, disse a autônoma, que também elogiou a transformação que o Parque está promovendo na comunidade. “A gente fica comentando que onde era o antigo presídio construíram uma beleza dessa, que é maravilhoso tanto para lazer quanto para o trabalho da gente”, complementou.

Inaugurado em março deste ano, o Parque Dom Aloísio Lorscheider foi construído onde funcionou o antigo Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I. O investimento foi de R$ 9 milhões do Estado.

O espaço possui 27 mil m², contando com areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, rampa de skate, quadras poliesportivas, incluindo quadra de areia para praticas de esportes como beach tennis, além de anfiteatro, quiosques e biblioteca. O equipamento é gerido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).