Acordo de Cooperação vai promover ações de incentivo ao setor mineral no Ceará

9 de maio de 2022 - 14:00

Daniel Herculano - Comunicação Institucional - Texto
Carlos Gibaja - Ascom Casa Civil - Fotos

Acordo de Cooperação irá promover ações de incentivo ao setor mineral no Ceará

O Governo do Ceará assinou nesta sexta-feira (6), um acordo de cooperação com o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) para desenvolver o setor geoeconômico da região e consolidar a atuação do Ceará no setor mineral. Este é o principal objetivo da parceria na realização do projeto “Estudo Geoeconômico do Estado do Ceará”, que irá promover – por meio da catalogação de dados e informações de caráter técnico-científicos – a análise das potencialidades do setor mineral cearense, com duração de 12 meses, que irá identificar depósitos minerais em diversas regiões cearenses. Participaram da assinatura: a governadora do Ceará, Izolda Cela, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Esteves Colnago, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior.

“Estamos aqui muito felizes e com uma boa perspectiva ao estabelecer essa parceria tão importante nessa área de estudos geológicos em nosso Estado. Estudos que irão fortalecer o potencial da mineração do Ceará. Com esse Acordo de Cooperação, acredito que deveremos ter um maior interesse de diversas áreas, que poderá gerar para o nosso Estado mais desenvolvimento para nossa economia”, apontou a governadora do Ceará.

O projeto será realizado a partir de levantamentos em banco de dados do SGB-CPRM e pesquisas em empresas públicas e privadas que possam apoiar a construção de um panorama da mineração cearense. A primeira etapa do plano, que deve durar seis meses, será destinada ao levantamento dos dados. Nos seis meses seguintes, será elaborado o informe técnico com todos os dados catalogados na primeira parte do projeto.

“A nossa pesquisa é técnica, buscamos identificar oportunidades de ocorrência de urânio e outros minerais no Ceará, como o fosfato em Santa Quitéria. Temos um projeto avançado na extração do Lítio, em Solonópole, devemos entregar o mapeamento ainda esse ano, e estamos trabalhando também no que chamamos na Província Grafita, nos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Solonópole, Canindé e Itapiuna; pesquisas sobre granulados marinhos; e os incentivos ao já mencionado setor de pedras ornamentais, com um potencial para diversos depósitos do mineral”, explicou o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio.

Para Maia Júnior, essa visão nova no Ceará, de assinar acordos como esse, elevam o Estado à posição de prioridade nas escolas de investimento das empresas privadas, dos mais diferentes setores. “De posse desse estudo geológico, nós vamos aprofundar esse trabalho com a validação quantitativa desses potenciais minerais no Ceará, isso definirá volumes e regiões beneficiadas, e que nos permite abrir uma fronteira nova, que é a mineração privada, com uma grande oportunidade de que, com os indicativos do Governo do Ceará, as empresas possam transformar tudo isso em projetos, o que nos leva a geração de emprego e renda em nosso Estado”, pontuou o titular da Sedet.

Também participaram da solenidade o deputado federal Mauro Filho, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Francisco Rabelo, e Roseane Medeiros, secretária executiva da Indústria da Sedet.