Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza entregam chaves de boxes para comerciantes da nova Feirinha da Beira-Mar

2 de maio de 2022 - 14:12

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil
Carlos Gibaja Fotos

Serão 650 permissionários que vão receber as chaves dos boxes. A previsão é de que a nova Feirinha da Beira-Mar, em Fortaleza, inicie o funcionamento neste mês de maio

Através do programa Juntos por Fortaleza, Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza promoveram a entrega de chaves dos boxes para os comerciantes da nova Feirinha da Beira-Mar, na manhã deste sábado (30), em Fortaleza. O evento contou com a presença da governadora do Ceará, Izolda Cela, do prefeito de Fortaleza, José Sarto, do secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, secretários estaduais, municipais, deputados estaduais e vereadores.

A governadora falou sobre a entrega das chaves e a importância do programa Juntos por Fortaleza. “O Governo do Estado sempre participa de ações que mudam as vidas das pessoas de Fortaleza. Parabenizo a Prefeitura e ao prefeito Sarto pela obra. Estamos em um espaço muito importante para a cidade, é uma requalificação que abrilhanta essa área de Fortaleza, que serve muito à cidade. Um espaço que gera emprego e renda diretamente para os permissionários e indiretamente para muita gente, e que recebe cada vez melhor os que aqui vêm pra desfrutar das belezas de Fortaleza, e também do Ceará”, explicou Izolda Cela.

As unidades contam com piso em concreto, estrutura metálica com acabamentos em ACM perfurados, porta de rolar e sombreamento feito por meio de lonas tensionadas.

Ao todo, serão 707 boxes de vendas e, neste sábado, 650 permissionários já foram contemplados com a entrega das chaves de acesso, permissão de uso, coletes e crachás, para o início das atividades. Os comerciantes têm cerca de 20 dias para realizar a mudança para o seu local definitivo, a partir deste fim de semana, que é o do recebimento das chaves, quando o espaço poderá ser então aberto ao público.

“Trabalhamos de forma célere para entregar logo as 650 chaves dos boxes, mas nós vamos conseguir expandir os boxes em mais 56. Quero em breve fazer uma festa no Aterrinho para celebrar o funcionamento da feirinha, que estará 100% em até 20 dias. Além disso, estamos instalando todo um mobiliário por toda a orla, e instalando quiosques para fazer um padrão para o nosso cartão postal de Fortaleza. Essa feirinha, agora renovada, que vai gerar mais emprego e renda, não só para os permissionários, mas para o entorno da Beira-Mar”, apontou o prefeito da Capital cearense, José Sarto.

A Feirinha da Beira-Mar é um dos principais atrativos turísticos da Capital cearense. O equipamento, que existe desde a década de 1980, desempenha importante papel para a economia fortalezense. Conhecido como o maior mercado a céu aberto de Fortaleza, o local é um dos mais importantes atrativos turísticos da região.

Para os comerciantes, é uma fonte de renda importante. E considerando que o turismo representa cerca de 30% da economia da Capital, foi realizada capacitação gratuita sobre empreendedorismo com todos os permissionários contemplados com as chaves como forma de fomentar a sustentabilidade do negócio dos comerciantes que ali atuam.

As aulas, realizadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Regional 2, abordaram temas como gestão e transações financeiras, entre outros módulos que ajudam no desenvolvimento do negócio.

A Feirinha da Beira-Mar funciona de domingo a domingo, das 16h às 22h. O espaço atrai diariamente turistas e moradores, que se misturam democraticamente em meio aos boxes carregados de artigos postos à venda.

Mudança para melhor

A dona Elieuda Menezes está há 42 anos, e se assumiu como uma mulher refeita da Feirinha da Beira-Mar. “Sou a mais antiga permissionária da feirinha da Beira-Mar, estou desde o início desse movimento aqui, e eu já vi muita mudança por aqui, mas como essa agora jamais. Atingimos o ápice, e esse box é uma glória na minha vida. Podemos atender os turistas e cearenses com muito mais conforto, à tarde e à noite, e eu já projeto um aumento nas vendas. Estamos bem instalados, expondo nossos produtos, eu que vendo produto da rendeira, um produto que eu mesmo faço e eu já ofereço diretamente para o cliente, eu estou muito feliz com essa conquista”, agradeceu a permissionária.

Equipamento

O projeto da nova Feirinha da Beira-Mar, executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), contempla a construção de 712 boxes padronizados, destinados à comercialização de produtos, à sede da Associação dos Feirantes de Artesanato da Beira-Mar (Asfabem), além de central para quadros de energia e caixas eletrônicos.

São mais de oito mil metros quadrados de área totalmente urbanizada e acessível, permitindo uma melhor acomodação dos comerciantes que, pela primeira vez, terão infraestrutura adequada para venda de seus produtos.

Juntos por Fortaleza

“Esse programa caminha sempre com a colaboração de prefeitura e Governo do Estado, que tem todo o nosso empenho, esforço e compromisso. Já entregamos e vamos continuar entregando obras importantes e de requalificação de diversos espaços da cidade. Nossa parceria tem ações estruturantes, incluindo aqui na Beira-Mar, um cartão postal da cidade, e que continua firme. A nossa intenção é essa, fortalecer a parceria Juntos por Fortaleza para que possamos ter mais força, fazer mais, e ter eficiência na entrega das obras dos serviços que são essenciais para a vida das pessoas”, finalizou a governadora do Ceará.

Ouça

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, destacou a importância do novo espaço para a valorização do turismo e da geração de emprego na capital.

A governadora Izolda Cela destacou a importância do programa Juntos por Fortaleza para viabilizar parcerias e obras estruturantes para o desenvolvimento da cidade.