Projeto Conhecendo a Sua Casa realiza segunda edição com apresentação do Íris

28 de abril de 2022 - 15:52 # # #

Gabriela Vieira - Ascom Iris-Lab - Texto
Ascom Helene Santos - Fotos

Na manhã desta quinta-feira (28), representantes de diversas equipes da Casa Civil participaram de mais uma edição do projeto Conhecendo a Sua Casa. Com o objetivo de promover encontros e integrar os times da instituição, cada edição conta com a apresentação de uma área e esta foi a vez do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.

Criado em 2019, o Íris busca contribuir com a construção de uma cultura organizacional inovadora no Governo do Ceará, através de projetos voltados para pessoas, dados e serviços digitais centrados no ser humano. O Laboratório foi institucionalizado como parte da Casa Civil e atua em parceria com os mais diversos órgãos do setor público.

Durante o evento, a coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, apresentou as principais frentes de atuação que conduzem esse trabalho. “Inovar em governo é uma obrigação. Em um mundo de constantes transformações, inovar é uma questão de sobrevivência. Quando as empresas não inovam, não geram vantagem competitiva. No setor público, se não há inovação, perdemos oportunidades de entregar melhores serviços à população ou mesmo impactar negativamente na vida das pessoas”, explica.

O Laboratório estimula a colaboração e o pensamento criativo para resolução de problemas, além de evidenciar as reais necessidades dos cidadãos e cidadãs com o uso de dados, desde a construção de plataformas até a alfabetização analítica de gestores públicos. Além disso, o Íris desenvolve projetos considerando a jornada da experiência dos usuários nos serviços públicos digitais.

Com esse projeto, a Casa Civil busca possibilitar a realização de atividades em conjunto e ampliar a comunicação entre os setores. “Enquanto a gente estiver sentindo o Íris como uma peça separada, é sinal que precisamos do Laboratório. No momento em que começarmos a integrar mais o Íris à Casa Civil, é sinal de que a instituição está se alimentando dessas ideias e seremos uma unidade”, pontuou o secretário executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais, Flávio Jucá.

Saiba mais sobre o Íris em:

www.irislab.ce.gov.br

instagram.com/irislabgov

youtube.com/IRISLabGov