Governo do Ceará entrega títulos de terra em Pentecoste e obras de infraestrutura viária em Pindoretama

26 de abril de 2022 - 17:56 # # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional Texto
Thiara Montefusco Fotos

Além disso, o município de Pindoretama foi beneficiado com a ordem de serviço de mais uma areninha

Investimentos nas áreas do desenvolvimento agrário, trânsito e esporte foram entregues e anunciados pelo Governo do Ceará, nesta terça-feira (26). Em Pentecoste, 127 agricultores familiares foram beneficiados com a entrega do título de propriedade rural. Já em Pindoretama, foi finalizado o serviço do Programa Sinalize, que levou 20 mil m² de asfalto e sinalização horizontal e vertical, e autorizada a construção de uma nova areninha. O secretário de Relações Institucionais da Casa Civil do Estado, Nelson Martins, representou a governadora Izolda Cela nas duas cidades.

A primeira agenda foi em Pentecoste, onde agricultores familiares, com propriedades menores que 200 hectares e que não possuíam documento da terra, foram agraciados pelo Programa de Regularização Fundiária com a documentação de seus imóveis rurais. Ao todo, 127 pessoas receberam a titulação nesta terça-feira.

Em todo o Ceará, mais de 114 mil agricultores, em 136 municípios, já foram beneficiados. Recentemente, a governadora Izolda Cela anunciou a ampliação desse trabalho para o restante do estado. “Agora, com a universalização do Programa de Regularização Fundiária, todas as famílias de agricultores, com até 200 hectares de área, terão também a regularização do seu título. Isso é muito importante para que o agricultor e a agricultora tenham acesso ao crédito”, disse Nelson Martins.

O superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Wilson Gonçalves, disse que esse trabalho já vem sendo feito pelo Estado, em parceria com o Governo Federal, através do Incra, desde 2007. “Não existe um estado no Brasil e na América Latina que avançou tanto em regularização fundiária. Já medimos mais de 240 mil imóveis em 136 municípios”, detalhou o titular do Idace.

João Bosco, prefeito de Pentecoste, reconheceu o trabalho feito pelos servidores do Governo do Ceará na busca de regularizar a situação fundiária. “Agradecer a vocês que correram atrás e fizeram acontecer essa entrega de títulos. Essas pessoas merecem. Parabéns a vocês”, comentou o gestor municipal.

O agricultor Francisco Firmino, 64, chegou cedo ao local da entrega para receber seu título de propriedade. Ansioso, ele não escondia a alegria de saber que, agora, o local onde nasceu e cresceu está documentado em seu nome. “É muito importante para a gente, porque agora posso bater no peito e dizer que moro na minha terra, né? Graças a Deus, esse título vai fazer um benefício grande pra nós”, comemorou Francisco, que mora no local com a esposa e os três filhos.

Pindoretama

A nova areninha de Pindoretama será construída no distrito de Sítio Ema. O equipamento custará R$ 277.203,96 e contará com campo society, grama sintética, alambrados, rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.

As intervenções do Programa Sinalize em Pindoretama levaram ao município 20 mil m² de asfalto, além de nova sinalização vertical e horizontal. O investimento do Governo do Ceará na melhoria viária foi de R$ 22.013.101,38.

“Os programas do Governo do Estado são em parceria com os municípios. Ver as pessoas melhorando de vida é gratificante ao gestor público, e a governadora Izolda Cela tem se dedicado muito a dar continuidade a esse trabalho (de parceria com os municípios) e manter todas as políticas públicas que o Estado tem”, garantiu Nelson Martins.

O prefeito Dedé Soldado demonstrou gratidão pelos recursos alocados pelo Estado em obras que estão levando mais qualidade de vida à população. “É motivo de orgulho receber essas benfeitorias. Só temos a agradecer tudo que o Governo vem fazendo por Pindoretama”, reconheceu Dedé.