Parque Lagoa da Fazenda é equipamento verde entregue requalificado à população de Sobral

18 de abril de 2022 - 09:33

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil Texto
Carlos Gibaja e Tiago Stille Fotos

O Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Sobral, entregou o Novo Parque Lagoa da Fazenda, nesta quinta-feira (14), em solenidade com as presenças da governadora Izolda Cela e do prefeito Ivo Gomes.

A governadora agradeceu ao prefeito Ivo pela parceria que tanto dá ao povo cearense, e destacou a importância de uma obra dessa magnitude para a cidade. “Estou muito feliz em entregar a revitalização da Lagoa da Fazenda, um parque tão lindo, um lugar tão importante para Sobral. Um lugar para o sobralense se orgulhar, um espaço de lazer para pessoas de todas as idades, das crianças aos idosos, com muitas opções de diversão. É muito importante que a população sinta que esse espaço é seu e cuide dele”, ressaltou Izolda Cela.

O projeto de requalificação do parque inclui a instalação de fontes, anfiteatro, playgrounds e equipamentos esportivos, como quadra de areia, areninha e academias ao ar livre. A obra também contemplou a instalação de piso intertravado e limpeza da lagoa, além da construção de uma ciclovia. O parque ainda ganhou nova iluminação totalmente em LED.

O prefeito de Sobral enumerou as vantagens de se ter um equipamento desse porte em seu município. “Sejam felizes jogando futebol, pratiquem tênis, pois no parque está a primeira quadra de tênis pública do Ceará. Joguem beach tênis, vôlei de areia, futevôlei… É muita coisa. Vamos ocupar Sobral e seus espaços públicos, vamos usar, porque é nosso. Aqui teremos escolinhas, eventos infantis, culturais e muito mais”, listou Ivo Gomes.

Juntamente com os parques da Cidade e Pajeú, a Lagoa da Fazenda forma um grande corredor verde que corta Sobral, proporcionando lazer e qualidade de vida para a população.

Investimento

A requalificação contou com R$ 8,2 milhões em investimentos, por meio de convênio entre o Governo do Ceará, através da Secretaria das Cidades, com a Prefeitura Municipal de Sobral. Do total, R$ 5.703.131,55 foram provenientes do Tesouro Estadual, para uma intervenção que contempla diversos equipamentos que proporcionarão lazer, esporte, cultura e segurança.

Opção para as famílias

Para a família de Fabiano Viana, Karine de Castro e o pequeno Pedro, de oito anos, receber a requalificação do Parque Lagoa da Fazenda é motivo de extrema alegria. “A gente mora perto, aqui no Belchior, e sabe da importância de ter uma praça a tão completa quanto essa. Opções para as famílias não faltam mais, com vários equipamentos. Já soube que vai ter uma programação para todos, para cuidar da saúde física e trazer entretenimento. O pessoal sai do trabalho e vem para cá relaxar um pouquinho. O Governo do Ceará e e a Prefeitura estão de parabéns, ficou uma beleza”, disse Fabiano.

Histórico

Inaugurado em outubro de 1993, o Parque Ecológico da Fazenda é um importante ponto de lazer para a população sobralense. Com localização estratégica na cidade, o parque ocupa uma área de 19,2 hectares. Com o desgaste natural do tempo e a expansão urbana da cidade, observou-se a necessidade de uma revitalização no local para oferecer infraestrutura adequada em seu entorno e para atender às necessidades da população.

As obras de requalificação permitirão a interação e ocupação do espaço público pela população, aumentando a segurança local e recuperando o uso em função do lazer e não apenas de passagem.

Mais investimentos

Na ocasião, a governadora assinou uma mensagem para cessão do hospital dr. Estevam. Na sequência, assinou o convênio para reforma do Centro de Convenções de Sobral. O investimento neste equipamento está orçado em R$ 8.814.589,16, sendo R$ 3.302.589,16 da Prefeitura e R$ 5.512.000,00 do Tesouro do Estado.

Autoridades presentes

Estiveram presentes na inauguração o titular da superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira; o secretário das Cidades, Marcos Cals; o deputado federal Leônidas Cristino; a vice-prefeita de Sobral, Christiane Coelho; além de vereadores, secretários, prefeitos da região e lideranças políticos e sociais.