Reforma e ampliação do mercado público de Camocim vai beneficiar 64 mil famílias

11 de março de 2022 - 15:01

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Tatiane Fortes - Fotos

A população do município de Camocim teve uma quarta-feira (9) animada pela expectativa dos benefícios de duas obras inauguradas. O Governo do Ceará entregou o Mercado Público e o Centro Cearense de Idiomas, o 15º do estado. Os eventos contaram com as presenças do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, entre outras autoridades, que foram recepcionados pela prefeita Betinha Magalhães.

Novas obras autorizadas

Na ocasião, Camilo autorizou ainda mais investimentos para a cidade litorânea. “Nós estamos também assinando a ordem de serviço para a construção de Quartel do Corpo de Bombeiros. Além disso, recebemos da prefeitura a doação do terreno para a construção do Campus Camocim da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cuja construção está em licitação. No meio do ano já tem vestibular e as aulas começam em agosto, temporariamente no prédio da Escola Técnica”, apontou o governador. Esse anúncio é parte importante da expansão do ensino superior cearense, com a oferta dos cursos de Ciências Contábeis, em 2022.2, e Engenharia de Pesca, em 2023, no município.

Pedido feito pela prefeita Betinha na ocasião, o governador também garantiu a liberação de recursos para a construção da duplicação via de entrada da cidade, além de um calçadão no seu entorno. A cidade receberá também uma nova delegacia.

Camilo apontou para a importância de se ter um novo Mercado Público, além da entrega do 15º Centro Cearense de Idiomas. “Temos várias parcerias de sucesso aqui em Camocim, são areninhas, Praça Mais Infância, Brinquedopraça, Sinalize, e o Mercado Público, que estamos entregando. Cuidem dele, é de vocês, da população que tanto sonhou e precisa desse novo mercado”, ressaltou. E completou: “Nosso governo é de uma geração quem tem orgulho de investir na educação, pois sabe que a educação transforma vidas, abre novas oportunidades. Com o CCI estamos oferecendo o que há de melhor nos cursos de inglês e de espanhol, voltados para os nossos jovens de escola pública do Estado do Ceará. A unidade que inauguramos em Camocim não deixa a desejar a nenhum cursinho particular de línguas do Brasil. E nós sabemos a importância do jovem aprender uma segunda língua, melhorar o currículo e ter mais chances no mercado de trabalho”, pontuou Camilo.

Mercado Público

O Mercado Público, construído por meio de convênio do Governo do Ceará com a prefeitura do município, demandou investimento de R$ 2,74 milhões. A Reforma e Ampliação do Mercado Público na sede de Camocim foi justificada pelo diagnóstico de necessidade de apoio ao setor pecuário do município. O novo mercado melhorará a obtenção de renda e emprego, e beneficia, entre direta e indiretamente, quase 64 mil famílias.

O impulso de um mercado ampliado e renovado torna prática uma agropecuária mais viável, reduzindo os custos de produção com o incremento de eficiência e competitividade. Além disso, resulta em melhores condições de saúde e de segurança do trabalhador, entre outros fatores.

Agricultura familiar

Lucas da Conceição acorda todo dia antes das 5 da manhã. Separa suas carradas de cheiro verde e maxixe, e ruma para o mercado de Camocim, onde começa a vender às 6 da matina, numa rotina que já dura quatro anos. “Agora vai ficar melhor para vender, mais confortável. Por enquanto estou junto com os agricultores familiares no segundo andar, mas eu sonho com um box aqui no térreo, que está bem concorrido. Até ontem eu vendia no mercado antigo, agora estou nesse novo espaço. Tudo que trago e vendo sou eu quem planto, é fresquinho e do dia, direto lá no distrito de Lagoapé, perto de Amarelas, a uns 22 quilômetros da sede”, contou o agricultor familiar.

CCI

Com 15º Centro Cearense de Idiomas (CCI), os jovens de Camocim terão acesso a 600 vagas para os cursos de inglês e espanhol. O equipamento também irá atender alunos das escolas estaduais de Ensino Médio de Granja, Chaval, Barroquinha, Martinópole e Uruoca. As turmas serão ofertadas de segunda a quinta-feira, nos três turnos (manhã, tarde e noite), das 8h às 20h45.

Para Maria Eduarda Rocha, estudar inglês no CCI pode ser seu passaporte para um futuro emprego. “Eu faço o primeiro ano, mas já penso em fazer faculdade de turismo, pois aqui podemos ter boas chances de emprego, abrir novas oportunidades com uma segunda língua no currículo. Eu já tenho uma proximidade maior no inglês, gosto da língua, quem sabe assim não consiga conhecer outros lugares do mundo?”, projeta a jovem camocinense.

Com Camocim, já são 15 Centros Cearenses de Idiomas, distribuídos também pelos municípios de Fortaleza (Shopping Benfica, Shopping Via Sul, North Shopping Jóquei, RioMar Kennedy, RioMar Papicu e Conjunto Ceará), Caucaia, Crateús, Horizonte, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Maranguape.

“Ter um mercado tão bonito como esse faz muito bem à cidade. Pessoas que são viajadas e que conhecem muitos lugares do mundo, sempre procuram visitar o mercado da cidade, e que aqui não seja diferente, numa cidade de grande potencial turístico. Sobre o CCI, mais uma ação relacionada à educação para dar mais oportunidades aos mais jovens. Enfim, ações que melhoram a vida das pessoas”, apontou Izolda Cela.

Prefeita agradece

“Quero agradecer ao nosso governador, que tanto tem feito por Camocim, que tem trazido esses benefícios tão importantes para nossa cidade. Izolda, você nos representa enquanto mulheres, obrigado por seu olhar pela educação, e hoje ganhamos um CCI. Esse mercado, que foi idealizado na gestão anterior, nos dá muito orgulho de entregar hoje com a presença de todos vocês”, agradeceu Betinha.

Outros equipamentos

Também em Camocim, o governador Camilo Santana assinou a ordem de serviço para construção do Quartel padrão para o Corpo de Bombeiros Militar (BPMCE). O equipamento, que beneficia toda a região, conta com investimento de R$ 1,6 milhão para uma área de 1.527,32 m². O quartel terá sala de comando; sala da Coordenadoria de Atividade Técnica (CAT); sala de aula; administração, almoxarifado e recepção; acesso principal, e jardins interno e externo; abrigo para veículos; vestiário e alojamento de cabos e soldados; copa, despensa e depósito de materiais; refeitório e academia. O novo quartel vai atender o Litoral Norte do estado contemplando dois pontos turísticos: Camocim e Jeri.

Autoridades presentes

Os eventos tiveram as presenças da assessora especial do governador, Janaína Farias, do deputado federal Leônidas Cristino, e do deputado estadual Sérgio Aguiar. Também compareceram a secretária de Educação, Eliana Estrela, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Roque, vereadores, prefeitos da região, ex-prefeitos, secretários municipais, entre outras autoridades.