Morrinhos e Tururu têm Sinalize autorizado e São Luís do Curu já recebeu asfalto e sinalização

8 de março de 2022 - 16:50 # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

O Governo do Ceará encerrou o último fim de semana de ações do Sinalize autorizando obras em Morrinhos e Tururu e conferindo o resultado da pavimentação em São Luís do Curu. O programa Sinalize foi idealizado pelo Governo do Ceará em 2017 para incentivar e dar condições a todas as gestões municipais melhorarem a estrutura e a fiscalização do trânsito nas zonas mais complicadas, para diminuir, assim, a incidência de acidentes e mortes no trânsito.

O secretário estadual de Relações Institucionais representou o governador Camilo Santana e ressaltou que pavimentação era uma das principais demandas de prefeitos em audiências com o Executivo estadual. “Porque quando o Governo do Ceará investe em asfalto de qualidade e sinalização, está investindo em segurança e também na economia. Porque uma via bem pavimentada assegura o escoamento de cargas e diminui os acidentes de trânsito”, declarou o secretário.

O Sinalize é realizado por meio de pactuação entre a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e as prefeituras. As gestões municipais submetem seus projetos para aprovação e execução do órgão estadual. Ao mesmo tempo, se comprometem a intensificar as ações de segurança e educação no trânsito, efetivando as responsabilidades inerentes a elas, estabelecidas pela Política Nacional de Trânsito.

“A gente não tem nenhuma vergonha de dizer que o município de Morrinhos é uma das cidades mais pobres da região. Morrinhos não é uma cidade turística, não tem muitos investimentos por parte do Governo Federal, por conta da localização, que está no semiárido, e nós temos algumas dificuldades”. A afirmação é do prefeito Jerônimo Brandão reconhecendo o que o Sinalize representa. “São muitos os investimentos que o Governo do Estado está trazendo pro nosso município. Exemplo disso são os 20 mil metros (quadrados) de asfalto e sinalização que vão contemplar a sede e o distrito de Sítio Alegre”, comemorou.

Em Tururu, a cerimônia de assinatura da ordem de serviço aconteceu no Salão Paroquial. Lá a prefeita Hilzete Batista disse se sentir honrada e lisonjeada naquela tarde. “Isso significa progresso para nossa cidade de Tururu. Estamos começando o ano com boas notícias e bom investimento. Além do Sinalize, uma série de outros benefícios estão chegando, graças à sensibilidade do governador que não deixa a nós prefeitos sair das audiências sem benfeitorias. Tururu é um município privilegiado”, ressaltou a gestora.

O prefeito Chico Abreu agradeceu ao Governo do Ceará pela importante obra já concluída em São Luís do Curu. “Essa intervenção tem grande importância para nossa cidade. Depois de concluída a obra que foi feita com rapidez, podemos constatar que tem qualidade e logo os números vão mostrar o reflexo dessa política pública que é exitosa”, apontou o prefeito mostrando uma das ruas contempladas. No caso, ladeando o hospital municipal.

Esperança

Em Morrinhos o servidor público Ney Barbosa vê no Sinalize a solução para amenizar os problemas do trânsito que, em sua visão, tem bastante fluxo. “Pois é unânime entre todos os moradores que esse programa é esperança de melhoria para nosso município. Morrinhos só tem a ganhar com a chegada do asfalto, que será também completamente sinalizado”, observou Ney Barbosa.

O deputado federal Robério Monteiro e o deputado estadual Zezinho Albuquerque participaram da assinatura da ordem de serviço em Morrinhos. Lá e nos outros municípios, os secretários municipais, vereadores e lideranças políticas também estiveram presentes.