Obras do Sinalize vão facilitar a mobilidade em Tabuleiro, São João do Jaguaribe, Quixeré e Palhano

28 de fevereiro de 2022 - 09:59 # # # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

O Governo do Ceará dá continuidade ao Sinalize, programa de Segurança no Trânsito que realiza requalificação viária municipal e sinalização de trânsito. Na sexta-feira (25), o secretário estadual de Relações Institucionais, Nelson Martins, esteve em mais quatro cidades do Vale do Jaguaribe autorizando as intervenções.

O Governo do Ceará investe R$ 198 milhões para a melhoria de tráfego em todas as cidades cearenses. A meta nesta segunda etapa são 3.900.000 metros quadrados (m²) de asfalto.

Desta vez foram contemplados os municípios de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Quixeré e Palhano. O Vale do Jaguaribe, de acordo com Nelson Martins, é, hoje uma das regiões com maior potencial de desenvolvimento. “Tanto que recentemente foi inaugurado o Hospital Regional, em Limoeiro do Norte, o polo metalmecânico, já tem batalhões do Raio em Limoeiro e Morada Nova e está para ser inaugurado o Raio de Tabuleiro”, apontou. “Será instalada uma Ceasa em Russas e nessa semana o governador inaugurou o Cinturão das Águas e, assim, a água passa aqui perto, ampliando o potencial agrícola”, exclamou Nelson Martins.

O Sinalize foi implementado para diminuir o número de acidentes nos municípios. A Superintendência de Obras Públicas (SOP) é responsável pela execução das intervenções, em parceria com o Departamento Estadual do Trânsito (Detran-CE) e prefeituras municipais.

Rildson Vasconcelos, prefeito de Tabuleiro do Norte, disse que muito há agradecer ao Governo do Ceará pelos benefícios que chegam à região. “Recentemente foi inaugurado o polo metalmecânico, que vai mudar a realidade de todo o Vale do Jaguaribe”, apontou. Sobre o Sinalize, ressaltou que é mais um presente que se soma ao Raio, que deve ser inaugurado em março. “Vai melhorar nossas ruas em pedras toscas que já estão degradadas. O asfalto que foi colocado em 2018 permanece e agora outras ruas serão contempladas”, contou o prefeito de Tabuleiro.

Os trabalhos do Sinalize são realizados imediatamente após a assinatura da ordem de serviço ou em espaço muito curto de tempo. Em São João do Jaguaribe, por exemplo, a obra já estava iniciando. O prefeito Raimundo César avaliou que cidades interioranas precisam garantir que as pessoas continuem morando nelas e, para isso, segundo ele, intervenções devem ser realizadas. “Meu maior objetivo é recuperar a autoestima do povo. Isso se faz através da educação, saúde, diálogo e com boa infraestrutura. Vamos mostrar aos nossos moradores e visitantes que temos uma cidade acolhedora e bonita, com mobilidade. Ações assim atraem empresas e geram empregos”, observou o gestor da cidade.

Toinho do Banco, gestor municipal de Quixeré, afirmou que os mais de 22 mil habitantes da cidade comemoravam a autorização para a pavimentação. “Vai fazer muita diferença, com certeza. São 20 mil metros de asfalto totalmente sinalizado que, aqui em Quixeré, vão reduzir os acidentes de trânsito e facilitar o escoamento de cargas”, festejou.

E por sua vez, Erisson Ferreira, prefeito de Palhano, também ressaltou a importância do momento. “Palhano e seu povo têm muito a agradecer e sabe o quanto este momento é importante. Com certeza, o asfalto novo em nossas ruas vai deixá-las melhor preparadas para o trânsito de veículos e até para os pedestres”, apontou.

Participaram das assinaturas o deputado federal Mauro Filho; deputado estadual Oriel Nunes; prefeito de Aracati, Bismark Maia; Alan Aguiar, representando o deputado estadual Sérgio Aguiar, além de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas da região.