Programa Sinalize chega a Uruburetama e Apuiarés com 30 mil metros quadrados de asfalto e sinalização

15 de fevereiro de 2022 - 09:44 # # # #

Antônio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Thiara Montefusco

Idealizado pelo Governo do Ceará para incentivar e dar condições a todas as gestões municipais melhorarem a estrutura e fiscalização do trânsito nas zonas mais complicadas, o Sinalize chegou a Uruburetama e Apuiarés. Nesta segunda-feira (14), o secretário estadual de Relações Institucionais Nelson Martins esteve nas duas cidades assinando a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação e sinalização.

Nelson Martins explicou que o Sinalize foi criado pelo governador Camilo Santana atendendo aos anseios de gestores municipais. “Nas audiências com prefeitos e deputados o que mais pediam era por infraestrutura viária. A gente sabe que isso significa mais segurança no trânsito. Assim foi criado este programa com distribuição democrática do asfalto e da sinalização. Porque cada um recebe de acordo com a quantidade de habitantes”, disse o secretário de Relações Institucionais. “Tudo o que o governador faz é em parceria com os prefeitos e de acordo com critérios técnicos”, ressaltou.

Conforme explicado pelo secretário Nelson Martins, a extensão de malha asfáltica com que cada município é contemplado varia de acordo com o número de habitantes, escalonada entre 10 mil m², 20 mil m² e 30 mil m².

Branco do Angelim, prefeito de Uruburetama, afirmou que a semana começava com um dia de imensa alegria para a gestão e, mais ainda, para a população. “Já fomos contemplados com areninha e um Centro de Educação Infantil, tem investimentos para calçamentos e agora o Sinalize, que é uma das ações mais importantes porque traz desenvolvimento”, reconheceu o gestor de Uruburetama.

A prefeita de Apuiarés, Íris Maria, também destacou o desenvolvimento que o Sinalize leva aos municípios. “Há quem ache que colocar asfalto e sinalização é medida simples, mas isso tem efeito direto no deslocamento das pessoas. Nós, gestores, sabemos da dificuldade que é para uma cidade pequena garantir pavimentação asfáltica e sinalização. O Sinalize vai diminuir acidentes dentro de Apuiarés e por isso já justifica o investimento que recebemos na tarde de hoje”, apontou Íris Maria.

Agricultor de Uruburetama, José Edmar foi até o auditório da Câmara da sua cidade para ver de perto o que para ele significa concretização de sonho há muito esperado. “Não tenho dúvida que meu deslocamento vai ser facilitado com a pista nova. Se fosse só o asfalto já estaria ótimo. Saber que também vai ser sinalizada é um sonho não só meu, mas de todos que dirigem carros, andam de moto como eu ando, ou para quem caminha na rua”, enalteceu o agricultor.

Participaram das assinaturas o deputado federal José Guimarães, deputados estaduais Osmar Baquit, Edilardo Eufrásio e Moisés Braz, além de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas da região.