Sinalize chega a Tianguá com 30 mil metros quadrados de asfalto e sinalização

11 de fevereiro de 2022 - 13:13 # # # # # #

Antônio Cardoso - Ascom Casa Civil - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

O Governo do Ceará autorizou nessa quinta-feira (10) a implantação de mais 30 mil metros quadrados de asfalto e sinalização em Tianguá. A obra faz parte da segunda etapa do programa Sinalize. O investimento é de R$ 198 milhões para a implantação de 3.900.000 metros quadrados de asfalto.

Secretário estadual de Relações Institucionais, Nelson Martins destacou, em discurso, que os municípios estão sendo contemplados, mas o Estado também tem o que comemorar. “Porque o Sinalize reduz o número de acidentes e mortes no trânsito. Quando o governador recebe prefeitos e deputados a maior demanda é por infraestrutura”, contou.

Ainda de acordo com Nelson Martins, todas a ações do Governo do Ceará são realizadas em parceria com os municípios e de acordo com critérios técnicos. A extensão de malha asfáltica com que cada município é contemplado varia de acordo com o número de habitantes, escalonada entre 10 mil m², 20 mil m² e 30 mil m².

O programa Sinalize foi idealizado pelo Governo do Ceará em 2017 para incentivar e dar condições a todas as gestões municipais melhorarem a estrutura e a fiscalização do trânsito nas zonas mais complicadas, para diminuir, assim, a incidência de acidentes e mortes no trânsito.

Na visão do prefeito Luiz Menezes, o Sinalize é o meio ideal encontrado pelo governador Camilo Santana para suprir uma grande necessidade enfrentada pela maioria dos municípios. “Nós, da Serra da Ibiapaba, temos muitas bacias hidrográficas e isso destrói todo o asfalto”, relatou o gestor de Tianguá. “Com o Sinalize temos a oportunidade de tapar os buracos causados pelas águas e, assim, evitar acidentes”.

Além de evitar que os acidentes aconteçam, uma malha viária de qualidade também reduz os custos com manutenção dos veículos. A pensionista Tânia de Menezes mora há mais de 50 anos em Tianguá. Ela acredita que os novos 30 mil metros quadrados de asfalto vão melhorar bastante o trânsito da cidade. “Eu, que sou motorista, sei o quanto melhora no que diz respeito à redução de danos nos carros, diminuição das infrações que geram multas e reduz os acidentes”, avalia a condutora de 55 anos.

O ex-vice-governador Domingos Filho e os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Queiroz Filho participaram da assinatura da ordem de serviço. Secretários municipais, vereadores de Tianguá e lideranças políticas da região da Ibiapaba também estiveram presentes.