Governo do Ceará inaugura areninha e assina ordem de serviço para o Sinalize em Varjota

11 de fevereiro de 2022 - 13:26 # # # #

Antônio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

O Governo do Ceará inaugurou mais uma areninha. Nesta sexta-feira (11), moradores de Varjota comemoraram a entrega do equipamento de número 259 construído pelo Estado. Agora, são 160 construídos pelo governo estadual no Interior e outros 99 instalados na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

“Até o final do Governo Camilo, nós teremos mais de 600 Areninhas em todo o estado. E aqui em Varjota, além desta areninha que inauguramos hoje, teremos mais uma areninha e uma brinquedopraça. São investimentos muito importantes que o governador garantiu para a cidade. E aqui também assinamos a ordem de serviço para que comece o Sinalize, mais uma política que reduz acidentes de trânsito, especialmente os que envolvem motos”, apontou o secretário.

Com o formato de campo de jogo society, as Areninhas têm grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. A areninha e o Sinalize chegaram para complementar a festa da qual o município de Varjota celebra desde a última semana, que marca o aniversário da cidade. “Tem sido um presente pelos 37 anos de Varjota. Para além das inaugurações que fizemos, hoje o Governo do Ceará entrega um campo de futebol completo, que vai afastar os jovens da criminalidade, e a pavimentação que vai contemplar diversas ruas de nossa cidade com uma melhor mobilidade”.

As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv. O secretário estadual de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, assegurou que além do campo totalmente qualificado para a prática do futebol, em Varjota será instalado o programa Esporte em Três Tempos. “O programa das Areninhas é a maior política de esporte em todo o Brasil. O governador Camilo não se preocupa apenas em entregar o campo, mas também de garantir o lado social. Por isso, o Governo do Ceará vai trazer para cá um profissional de educação física e todo o material necessário. Uma escolinha de futebol para meninos e meninas de sete a 17 anos”, anunciou Rogério Pinheiro.

Homenagem

As Areninhas inauguradas em todos os municípios cearenses levam sempre o nome de moradores que são homenageados por sua história que de alguma forma tenham relação direta com a cidade. A de Varjota recebeu o nome de José Hênio Mororó Lima. “Hoje é um dia de muita emoção e, por isso, não podíamos ficar em casa. Todos fizeram questão de estar aqui. Meu filho, lá de cima está feliz e grato. Assim também estamos aqui vendo o reconhecimento dado com o nome dessa areninha que vai mudar a realidade de muitos jovens e crianças de Varjota”, disse a mãe do homenageado, Irani Mororó, que esteve no local da inauguração acompanhada do seu esposo e pai do Hênio, além dos irmãos, tios, sobrinhos e filhos. A família recebeu uma réplica da placa que marca a entrega do equipamento.

Além da areninha, em Varjota foi autorizado o início das obras do programa Sinalize. O município vai receber 10 mil metros quadrados de asfalto e sinalização. A extensão de malha asfáltica com que cada município será contemplado varia de acordo com o número de habitantes, escalonada entre 10 mil m², 20 mil m² e 30 mil m². Participaram da inauguração e assinatura da ordem de serviço o deputado federal Leônidas Cristino, deputados estaduais Augusta Brito e Moisés Braz, além de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas da região.