Palmácia e Guaramiranga são contempladas com autorização das obras do Sinalize

5 de fevereiro de 2022 - 19:23 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Thiara Montefusco - Ascom Casa Civil - Fotos

População comemorou a iniciativa que leva mais mobilidade urbana e segurança no trânsito para os municípios cearenses

O Programa Sinalize, do Governo do Ceará, chegou às cidades de Palmácia e Guaramiranga, no Maciço de Baturité. As ordens de serviço foram assinadas na manhã deste sábado (5). Cada município receberá pavimentação e sinalização em uma extensão de 10 mil m² de asfalto.

“O Sinalize facilita a vida das pessoas de todas as formas, melhorando o transporte das mercadorias, o acesso à saúde e à educação, dando mais qualidade de vida às pessoas”, afirmou secretário estadual´de Relações Institucionais, Nelson Martins, responsável pela assinatura das ordens de serviço.

Lançado em 2017, o Programa de Segurança no Trânsito realiza requalificação viária e sinalização de trânsito para diminuir o número de acidentes nos 184 municípios cearenses, garantindo mais mobilidade e segurança para pedestres e motoristas. O investimento total para a primeira fase foi de R$ 120 milhões. Nesta segunda fase são R$ 198 milhões em investimentos.

As obras serão executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), em parceria com a gestão municipal e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), que fica responsável pela sinalização.

Em Palmácia, o assistente de escritório Renee Amorim Correia, de 45 anos, não conteve a emoção em seu relato pessoal. Para ele, essas melhorias dialogam com outras conquistas recentes dos palmacianos, como a estrada que liga a sede do município ao distrito Gado dos Ferros, local onde a economia de Palmácia foi iniciada, com engenhos de rapadura e farinha. “O fim de uma espera de 160 anos. Eu vi meu avô atrás de calçamento e asfalto. Estamos tendo segurança e as coisas mais perto da comunidade. Não vamos mais sofrer com as chuvas. Eu agradeço muito, de coração”, agradeceu Renee. A entrega da estrada está prevista para março deste ano.

“A gente vai conseguir deixar praticamente as ruas do centro da cidade 100% asfaltadas. É mais segurança, mais limpeza e mais trabalho para a população”, garantiu David Campos, prefeito de Palmácia.

Em Guaramiranga, a assinatura da ordem de serviço do Sinalize foi bastante comemorada pela comunidade Agostinho, que será uma das áreas beneficiadas. “Vai melhorar bastante, principalmente durante o inverno. Vai ser tudo mais rápido, para se deslocar a um hospital ou escola. A comunidade está muito feliz”, comemorou a agricultora e líder comunitária Maria Natália Rodrigues, de 33 anos.

Roberlandia Ferreira, prefeita de Guaramiranga, ressaltou a parceria entre o governo estadual e a gestão municipal para viabilizar tantas outras importantes, como o Centro de Educação Infantil e uma nova Areninha, esta será instalada na comunidade Agostinho. “Isso demonstra a responsabilidade e compromisso do Governo do Ceará com Guaramiranga”, reconheceu.

Alem dos prefeitos, vereadores e secretários municipais, também participaram das assinaturas os deputados estaduais Leonardo Araújo e Walter Cavalcante, o deputado federal André Figueiredo, e outras lideranças políticas.