Baixio, Umari e Jucás recebem 40 mil metros quadrados de asfalto e sinalização

5 de fevereiro de 2022 - 12:51 # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Thiara Montefusco - Ascom Casa Civil - Fotos

Para diminuir o número de acidentes de trânsito nas vias urbanas municipais, o Governo do Ceará realiza parceria com as prefeituras por meio do programa de segurança no trânsito Sinalize, cujo investimento para esta edição é de R$ 198 milhões para 3.900.000 metros quadrados (m²) de asfalto.

Em mais uma ação do programa, o secretário de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins, esteve em três municípios nessa sexta-feira (4) assinando as ordens de serviço. Baixio, Umari e Jucás, somados receberam 40 mil m² de asfalto e sinalização.

“O Sinalize é um programa que foi idealizado pelo governador Camilo Santana baseado em muitas demandas que ele recebia dos prefeitos, prefeitas, deputados, vereadores e lideranças”, disse o secretário Nelson Martins. “É um programa que atende todo o estado do Ceará com critérios técnicos. O objetivo principal do Governo do Estado é garantir maior segurança no trânsito, evitar acidentes principalmente de moto e garantir melhor qualidade de vida”, explicou Nelson Martins, acrescentando que o programa Sinalize é realizado em parceria com os municípios que apontam as ruas onde a pavimentação deve ser instalada.

A extensão de malha asfáltica com que cada município será contemplado varia de acordo com o número de habitantes, escalonada entre 10 mil m², 20 mil m² e 30 mil m².

Parceria foi a palavra mais destacada por Zé Humberto, prefeito de Baixio. “Não dá para ser diferente. É necessário que haja parceria e isso é o que leva benefícios para todas as pessoas. Hoje, se confirma mais um resultado desse trabalho conjunto. Nossas ruas vão oferecer melhor tráfego dos veículos e para aqueles que precisam se deslocar a pé, porque buraco significa risco para todos, é fator que provoca acidentes”, observou o prefeito de Baixio.

O prefeito de Umari, Sandro Rufino também comemorou os 10 mil metros quadrados de asfalto destinados ao município. “Somos uma cidade pequena, com seus desafios, portanto, o Sinalize é para nós uma grande obra que chega”, enalteceu o gestor.

Por sua vez, Edson Riva, prefeito de Jucás, ressaltou que a cidade precisava dos 20 mil metros quadrados de asfalto aos quais tem direito. “Nossos distritos e nossa sede necessitavam dessa melhoria. Sabemos o quanto é importante para uma cidade contar com boa infraestrutura viária. Quando o Sinalize chega nas cidades, muda completamente a realidade. É o fim das ruas esburacadas”, apontou Edson Riva.

Participaram das assinaturas os deputados estaduais Oriel Nunes e Nizo Costa; o ex-secretário de Desenvolvimento Agrário, Diassis Diniz, além de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas da região.