Sinalize: pavimentação e sinalização garantem maior fluidez do trânsito e levam melhoria para condutores

1 de fevereiro de 2022 - 14:33 # # # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

“Vai melhorar tudo. Tanto para nós profissionais, quanto para os passageiros que a gente transporta todos os dias”. A fala carregada de empolgação é do mototaxista Aloísio Lima, que trabalha há dez anos em Cascavel, cidade contemplada nesta terça-feira (1º) com obras do Sinalize.

Para Aloísio, a pavimentação e sinalização das ruas de Cascavel significam economia no combustível e na manutenção da sua moto. “Vai facilitar o tráfego e, quando uma rua é asfaltada, fica mais conhecida, e passamos a rodar por ela, contemplando os seus moradores”, concluiu o profissional.

A partir da assinatura da ordem de serviço do Sinalize, realizada nesta manhã, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura, Cascavel vai receber 30 mil metros quadrados (m²) de asfalto e sinalização. O secretário Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, representou o governador Camilo Santana e ressaltou a importância das intervenções que contemplam todos os municípios cearenses. “Além de garantir segurança para os motoristas, motociclistas e ciclistas, o Sinalize também torna as cidades mais seguras para os pedestres”, assinalou.

A extensão de malha asfáltica com que cada município é contemplado varia de acordo com o número de habitantes, escalonada entre 10 mil m², 20 mil m² e 30 mil m². Nelson Martins explicou em Cascavel que o Programa Sinalize foi idealizado pelo governador Camilo Santana e criado de forma que a distribuição fosse a mais democrática possível. “A ideia surgiu a partir das audiências, reuniões e visitas que o governador faz no Interior, com prefeitos, deputados e vereadores. A grande demanda era por infraestrutura urbana, de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Então foi estabelecido um critério técnico, assegurando que o número de habitantes definiria a extensão de asfalto e de sinalização que cada município irá receber”, apontou Nelson Martins.

Por sua vez, o prefeito Tiago Ribeiro destacou que o Sinalize é mais um fruto da parceria Estado/municípios, que já rendeu outras ações importantes, como brinquedopraças, areninhas, além da abertura e manutenção de vias dentro de Cascavel. “Hoje, comemoramos este que é mais um ato de parceria do Governo do Estado para com o município de Cascavel. Desta vez, (a parceria) está sendo fortalecida com investimentos na infraestrutura viária na cidade”, observou. “Isso significa melhoria, seja para o pedestre ou para os veículos. São 30 mil metros quadrados que, sem dúvida nenhuma, darão mais qualidade de vida e segurança para o trânsito e para as pessoas de Cascavel”, reconheceu Tiago Ribeiro.

Realizado por meio de pactuação entre a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e as prefeituras, a segunda etapa do Sinalize tem investimento total de R$ 198 milhões e deve contemplar os municípios cearenses com o total de 3.900.000 m² de asfalto. As gestões municipais submetem seus projetos para aprovação e execução do órgão estadual. Ao mesmo tempo, se comprometem a intensificar as ações de segurança e educação no trânsito, efetivando as responsabilidades inerentes a elas, estabelecidas pela Política Nacional de Trânsito.

Participaram das assinaturas, Teobaldo Muniz, representando o deputado federal Mauro Filho; a primeira-dama de Cascavel, Luana Régia; secretários municipais, vereadores e lideranças políticas da região.