Mulungu, Aracoiaba e Pacatuba recebem obras do Sinalize

14 de janeiro de 2022 - 17:45 # # # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Thiara Montefusco - Ascom Casa Civil - Fotos

O Governo do Ceará autorizou, nesta sexta-feira (14), mais 60 mil metros quadrados (m²) de asfalto e sinalização que devem facilitar o escoamento de cargas, trânsito de moradores e turistas, além de reforçar a segurança de pedestres, motoristas e motociclistas nas cidades de Mulungu, Aracoiaba e Pacatuba.

A ação faz parte do Sinalize, Programa Estadual de Segurança de Trânsito, com investimento total de R$ 198 milhões para 3.900.000 m² de asfalto. A extensão de malha asfáltica com que cada município é contemplado varia de acordo com o número de habitantes. Para Mulungu foram garantidos 10 mil metros quadrados; Aracoiaba, 20 mil; e Pacatuba, mais 30 mil m² de asfalto e sinalização.

O secretário estadual de Relações Institucionais, Nelson Martins, foi aos três municípios autorizar o início dos trabalhos. Ele explica que o Sinalize partiu de uma ideia do governador Camilo Santana, que permanentemente recebe prefeitos e deputados para ouvir as demandas. “A grande maioria era por infraestrutura urbana”, aponta.

Ainda de acordo com o secretário, a preocupação que levou à criação do programa foi a redução de acidentes. “Então, a criação do Sinalize foi exatamente para melhorar o trânsito e também para reduzir os óbitos por acidente, principalmente de moto”, afirma Nelson Martins.

O prefeito de Mulungu, Robert Viana afirmou que diversas ruas ganharão asfalto, de modo que garantam mais segurança à população. “São 10 mil metros quadrados de asfalto que distribuiremos nas vias que hoje mais precisam. O Sinalize veio com o objetivo de melhorar o tráfego e garantir mobilidade”.

Para Thiago Campêlo, prefeito de Aracoiaba, as obras trazem melhoria não apenas na infraestrutura, mas também de saúde. “Porque quando melhora a via, melhora o trânsito tanto de pedestres quanto do tráfego de veículos. É importante ressaltar este lado social, que ao tempo em que facilita o deslocamento para os motoristas, reduz os atendimentos de pessoas acidentadas”, observou o prefeito.

Carlomano Marques, por sua vez, reconheceu a parceria que rende avanços para Pacatuba, onde é prefeito. “Sempre que precisamos, o Governo do Ceará fez a parte dele. Foi assim na pandemia, é na educação e, agora, através do Sinalize, que chega em Pacatuba para dar mais segurança nas nossas ruas”, apontou.

A auxiliar de serviços gerais Francisca Juliana chegou para morar na Avenida Adauto Medeiros, em Pacatuba, há 28 anos. Ter que atravessar a rua com as crianças nas costas para não molhar a farda do colégio é, para ela, coisa do passado. “Graças a Deus não vamos precisar mais passar por isso. Aqui era só lama e poeira. Se hoje com o calçamento está bem melhor, imagina daqui uns dias, quando estiver asfaltado e sinalizado”, diz Juliana.