Governo do Ceará leva 20 mil metros quadrados de asfalto e sinalização para as cidades de Graça e Meruoca

12 de janeiro de 2022 - 18:00 # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
George Braga - Ascom Seas - Foto

“É uma colaboração sem tamanho que o Governo do Estado manda para o nosso município, porque realmente estávamos precisando”. A fala em agradecimento é da prefeita de Graça, Iraldice Alcântara, ao receber o secretário estadual de Relações Institucionais, Nelson Martins, que nesta quarta-feira (12) esteve naquela cidade e em Meruoca, assinando ordens de serviço para o Sinalize.

A extensão de malha asfáltica com que cada município será contemplado varia de acordo com o número de habitantes, escalonada entre 10 mil m², 20 mil m² e 30 mil m². Tanto para Graça quanto para Meruoca foram autorizados 10 mil metros quadrados de asfalto e sinalização.

“O governador sempre teve a prática de receber todos os prefeitos e prefeitas e quando a gente consultava sobre as maiores necessidades era quase unanimidade: diziam que a população queria que fosse melhorada a infraestrutura nos municípios. Tanto nas sedes, quanto nos distritos” apontou o secretário Nelson Martins, destacando, ainda, que o asfalto aplicado, com toda a qualidade exigida, melhora consideravelmente a mobilidade nas cidades. “Além de facilitar o tráfego dos veículos, o governador Camilo Santana criou o Sinalize também com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito”, explicou.

Além do Sinalize, a prefeita Iraldice comemorou o anúncio de verba para o Hospital Municipal. “Estamos bastante felizes porque temos 34 anos de emancipação política e não temos um filho gracense. É um sonho meu como administradora do município e da população. Ainda fomos agraciados com uma creche, um Cras sendo construído, uma Areninha e uma brinquedopraça. Tínhamos uma praça e calçamento, mas a verba foi transferida para construir o hospital”, afirmou a prefeita.

Realizado por meio de pactuação entre a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e as prefeituras, o Sinalize investirá nesta edição o montante de R$ 198 milhões para 3.900.000 metros quadrados de asfalto. A SOP vem trabalhando em parceria com o Departamento Estadual do Trânsito (Detran), responsável pela sinalização das vias.

O prefeito Herton, de Meruoca, conta que o asfalto será utilizado principalmente numa das avenidas principais, que hoje se encontra em situação difícil de trafegar. “É uma das mais importantes, mas que está com acesso ruim. Até está pavimentada, mas isso não basta. Lá já tem uma Areninha e estamos planejando uma pista de skate. O asfalto vai revitalizar aquela área, fazendo com que as pessoas caminhem por lá. Tem ainda o Alto da Cagece, que é um acesso de vários pontos turísticos. Os turistas que virão para cá terão facilidade de acesso. E outro ponto aqui dentro da sede”, comemorou.

Francisco Rodrigues de Lima, 59 anos, agricultor e motorista, avalia os benefícios que o Sinalize representará ao município de Meruoca. “Quando se anda num local que tem uma sinalização o pessoal respeita. Porque, dentro da atual realidade, todo mundo anda feito maluco. A sinalização impõe respeito e moral. Acredito que agora não vai mais acontecer os mesmos problemas que tem acontecido em nosso trânsito”.