Moradores de Itatira e Caridade comemoram início das obras do Sinalize

7 de janeiro de 2022 - 18:55 # # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Silvio Jr/Ascom Sejuv - Fotos

O Governo do Ceará autorizou nesta sexta-feira (7) o início do Sinalize em mais dois municípios cearenses. O secretário estadual de Relações Institucionais, Nelson Martins, esteve em Itatira e Caridade assinando as ordens de serviço para recuperação e pavimentação de vias de trânsito urbano e rodoviário nas duas cidades.

Idealizado pelo Governo do Ceará, o programa dá condições a todas as gestões municipais melhorarem a estrutura e a fiscalização do trânsito nas zonas mais complicadas, para diminuir, assim, a incidência de acidentes e mortes no trânsito.

A extensão de malha asfáltica com que cada município é contemplado varia de acordo com o número de habitantes, escalonada entre 10 mil m², 20 mil m² e 30 mil m². Itatira e Caridade foram contempladas com 20 mil m² quadrados, cada.

A prefeitura escolhe as ruas e a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a cobertura asfáltica, com posterior sinalização aplicada pelo Detran-CE. “Tudo é feito em parceria com as prefeituras, porque o Estado nunca vai ter a mesma estrutura que tem a prefeitura, assim como o Governo Federal não tem a do Estado”, observou Nelson Martins.

“O governador lançou em 2017 diante da necessidade apontada pelas prefeituras de consertar as suas vias. A metragem é toda feita de forma democrática, de acordo com a quantidade de habitantes”, explicou o secretário de Relações Institucionais, que representou o governador Camilo Santana.

O Sinalize é um programa de segurança viária e pavimentação para segurança de trechos urbanos municipais. “Ainda estamos nos primeiros dias de janeiro e enquanto muitas empresas estão de recesso, o Estado e prefeituras não param. Hoje comemoramos a assinatura da ordem de serviço para o asfalto que vai beneficiar os distritos de Lagoa do Mato e a sede de Itatira”, comemorou Zé Dival, prefeito de Itatira, onde na mesma manhã foi inaugurada uma Areninha e anunciadas outras duas.

Quem também comemorou foi a prefeita de Caridade, Simone Tavares. Ao afirmar que o Sinalize se somará a outras ações importantes resultantes de parceria entre Estado e Prefeitura, ela agradeceu por outra obra que considera “a mais sonhada” e que caminha para a concretização: a construção do complexo religioso com estátua de Santo Antônio. “Através de uma das muitas parcerias com o governo Camilo Santana iniciamos a maior e mais sonhada obra que vai alavancar o nosso turismo religioso e cultural. Já estamos em fase de execução”.

O professor Jailton Maciel é morador de Caridade há 46 anos. Educador, ele afirma ver no Sinalize uma medida a mais para a educação de trânsito. “Muitos usam da desculpa de que não sabia da infração por não ter sinalização. Como vamos receber o asfalto sinalizado acaba ou diminui isso”, avalia.