Sinalize beneficia população de Aquiraz com 30 mil metros quadrados de asfalto e sinalização em sua primeira ação de 2022

5 de janeiro de 2022 - 10:29 # # # # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Tatiana Fortes - Ascom Casa Civil - Fotos

O Governo do Ceará autorizou nessa terça-feira (4) o início imediato do serviço de recuperação e pavimentação de vias de trânsito urbano e rodoviários municipais (Programa Sinalize) para promoção da segurança de veículos e pedestres em Aquiraz, com extensão de 30.000 m².

Realizado por meio de pactuação entre a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e as prefeituras, a segunda etapa do Sinalize tem investimento total de R$ 198 milhões e deve contemplar os municípios cearenses com o total de 3.900.000 metros quadrados de asfalto.

O programa foi idealizado pelo Governo do Ceará em 2017 para incentivar e dar condições a todas as gestões municipais melhorarem a estrutura e a fiscalização do trânsito nas zonas mais complicadas, para diminuir, assim, a incidência de acidentes e mortes no trânsito.

O Sinalize é um programa de grande sucesso e vai abranger todos os municípios do Ceará, conforme destaca o secretário estadual de Relações Institucionais, Nelson Martins, que na ocasião representou o governador Camilo Santana. “O governador recebeu no fim do ano passado o prefeito e atendeu a uma série de reivindicações para estradas e também para o saneamento básico do Porto das Dunas. Além do Sinalize, tem mais três areninhas”, disse o secretário.

Nelson Martins afirmou ainda que desde a primeira edição do Sinalize tem ido a todos os municípios autorizar o início das obras. “Mas esta foi a primeira vez que vi os locais do asfalto serem escolhidos através de enquete na internet”, observou o secretário de Relações Institucionais do Governo do Ceará.

A extensão de malha asfáltica com que cada município será contemplado varia de acordo com o número de habitantes, escalonada entre 10 mil m², 20 mil m² e 30 mil m². Com população estimada em quase 81 mil habitantes, Aquiraz está entre as que receberam a maior metragem.

De acordo com o prefeito, Bruno Gonçalves, os próprios moradores de Aquiraz escolheram onde precisava mais asfaltar. “Ninguém sabe mais que o cidadão morador onde há a necessidade. Por isso lançamos a enquete nas redes sociais e a população escolheu”, comentou Bruno Gonçalves, agradecendo ao Governo do Ceará pela atenção dada ao seu município. “Ainda estamos começando o ano de 2022 e já temos ação importante vindo do Governo para nossa cidade”, completou.

No Sinalize, a Superintendência de Obras Públicas trabalha em parceria com o Departamento Estadual do Trânsito (Detran), que fica responsável pela sinalização das vias.

O aposentado Luiz Amora tem 68 anos e sempre morou no bairro Chácara da Prainha. Mesmo com a mobilidade reduzida ele ainda dirige. Não à toa, comemorou bastante a chegada do asfalto na sua rua. “Essa ação é muito importante para o nosso bairro Chácara da Prainha. Sou nativo daqui e nunca tinha visto uma atividade como essa. Eu ainda dirijo. E para quem tem deficiência, dirigir numa rua esburacada sabe o quanto é ruim. O asfalto e a sinalização só vão melhorar a nossa vida”, enalteceu.