Duplicação do trecho Tabuba-Cumbuco da CE-090 tem início autorizado

21 de dezembro de 2021 - 10:20 # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Thiara Montefusco - Fotos

Investimento na obra estruturante é de R$ 15 milhões e fortalecerá o turismo da região

O Ceará ganhará mais um trecho rodoviário duplicado para promover o turismo no Litoral Oeste e facilitar a vida de quem mora na área litorânea de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Neste sábado (18), o Governo do Ceará autorizou o início das obras da CE-090, da ponte sobre o Rio Barra Nova (Tabuba) até o Cumbuco, com um investimento de R$ 15 milhões, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP). A solenidade, transmitida ao vivo pelas redes sociais, contou com a presença do Governador Camilo Santana, do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, e de demais autoridades.

Para o governador, uma obra importante e que vai alimentar ainda mais o turismo, muito forte nessa área. “O prefeito Vitor me procurou no início do ano com esse pedido como um sonho para sua cidade. Dentro de Caucaia, o Cumbuco já é um dos principais destinos turísticos do Ceará, tem os melhores ventos do mundo para praticar o kitesurfe, procurado por turistas de todo lugar, uma área lindíssima, e que só tem a crescer com essa duplicação. São quase sete quilômetros, ali da ponte da Barra Nova, que vai ser duplicada até o centro de Cumbuco, exatamente para garantir uma infraestrutura melhor. É uma obra que dará mais segurança à população, dará mais conforto aos turistas, não tenho dúvida que será uma obra estruturante, importante pra o crescimento do turismo. Isso significa emprego. É o que é o que nós mais estamos procurando fazer no Ceará nesse momento”, apontou Camilo Santana.

Proporcionar maior fluidez de tráfego, segurança e conforto aos usuários e durabilidade à rodovia existente são os principais objetivos do projeto, possuindo extensão de 6,57 km.

Para o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, o investimento que está sendo feito na parceria com o Governo do Ceará só traz benefícios aos caucaienses. Além de comentar sobre a importância da duplicação de parte da CE-090, o gestor falou da parceria governo-prefeitura com o convênio que viabilizou começar a execução do projeto de construção de espigões do Leblon ao Cumbuco.

“Todas essas obras promovem a revitalização do emprego e renda do nosso povo. Esta intervenção terá drenagem, piso intertravado, e tudo isso também era muito esperado por aqui. E que também será feito com esgotamento sanitário e abastecimento de água, para que evite fazer e depois ter de refazer a obra. Então, já está vindo junto água e esgoto em toda essa estruturação aqui, além da duplicação da via até a entrada do Cumbuco”, disse em tom de agradecimento.

CE-090

A CE-090 é a principal rodovia do litoral de Caucaia. A via leva aos principais destinos de praias da cidade, como Icaraí, Pacheco, Tabuba e Cumbuco. Em média, hoje, 3.170 veículos circulam por dia na rodovia. Com a duplicação, a estimativa é que este número chegue a 4.262 veículos.

Nativa do Cumbuco, Dona Cleide Souza tem uma barraquinha que serve café da manhã, caldos, água e sanduíches. Ela começa cedo, às 4 da manhã já vende o desjejum na entrada da Praia do Cumbuco. “A gente luta todo dia para melhorar de vida, e percebe que com essas obras de melhorias para cá nós só temos a ganhar. Mais turistas, mais gente de Fortaleza aqui, e até para quem trabalha por aqui, a gente vende melhor com essas obras que o Governo trouxe pra cá”, comemora.

Com a nova estrutura rodoviária, o trânsito da área deve ser desafogado, em especial nos feriados e fins de semana, que são períodos com tendência a engarrafamentos.

A obra do Governo do Ceará está orçada em aproximadamente R$ 15 milhões e inclui a duplicação da ponte sobre o rio Barra Nova.

Estiveram presentes também a assessora especial do governador, Janaína Farias, o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, os deputados estaduais Walter Cavalcante, Julinho, Diego Barreto e Tim Gomes, além de vereadores, secretários municipais, e demais autoridades da região.