Com investimento superior a R$ 9 milhões, Sinalize vai melhorar o trânsito de Solonópole e Várzea Alegre

14 de outubro de 2021 - 11:03 # # # #

Ascom Casa Civil Texto
Marcos Studart Fotos

O Sinalize chegou a Solonópole e Várzea Alegre nesta quarta-feira (13). O secretário de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins, esteve nos dois municípios autorizando o início imediato dos serviços de recuperação e pavimentação de vias de trânsito urbano e rodoviário.

“Na primeira etapa do Sinalize foram empregados R$ 140 milhões e agora são R$ 198 milhões. Serão quase quatro milhões de metros quadrados de asfalto em todo o estado do Ceará”, disse Nelson Martins, representando o governador Camilo Santana na ocasião.

Ainda de acordo com o secretário, há orientação para que as ordens de serviço sejam assinadas e imediatamente se inicie a obra. “Portanto, as máquinas devem ser ligadas hoje mesmo ou, no máximo, amanhã”, destacou, contando também que no próximo dia 18 o governador Camilo Santana estará em Várzea Alegre inaugurando uma base do Raio.

O secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Mauro Filho, apontou que o Governo do Ceará é hoje referência nacional. “Porque se transformou no que tem maior investimento. São quase R$ 3 bilhões por ano. Ao mesmo tempo em que faz Areninha, faz Centros de Educação Infantil, Brinquedopraças e estradas, só para exemplificar. Onde você imaginar e na área que pensar, o Governo do Ceará está presente e atuando”, disse. “E não é só obra. Também há muita ação na área social, como o Cartão Mais Infância, o vale-gás e a distribuição de tablets e chips”, completou.

No município de Solonópole, o serviço terá extensão de 10.000 m². Com investimento de R$ 4.407.480,91, o prazo de execução dos serviços é de 360 dias corridos, contados a partir da data da ordem de serviço.

A prefeita Ana Vládia ressaltou a parceria entre Governo do Ceará e prefeituras, especialmente no decorrer da pandemia. “Estamos muito felizes por receber o secretário Nelson Martins em nossa cidade para dar a ordem de serviço para a melhoria de nossas vias. Felizmente durante a pandemia tivemos um governo que tão bem nos conduziu e agora continua dando grande atenção aos municípios com equipamentos e obras”, disse a prefeita.

Por sua vez, em Várzea Alegre as ações que vão promover a segurança de condutores, passageiros e pedestres têm extensão de 20.000 m² ao custo de R$ 4.401.656,91. O prazo de execução dos serviços também é de 360 dias corridos.

Zé Helder, prefeito de Várzea Alegre chamou atenção, em seu discurso, para o quanto é importante entender que todos os dias em uma gestão servem de aprendizado. “E como prefeito, tenho aprendido muito. Tenho visto como modelo de gestão o que faz o governador Camilo Santana. Visivelmente esse modelo tem avançado. Recentemente tivemos o Pacto da Assistência Social. Antes, tivemos o Pacto pela Aprendizagem, para recuperar o prejuízo causado pela pandemia. Agora, mais um pacto feito com justiça e igualdade que é o Sinalize. O governo se preocupa com todos os municípios. Somos uns dos primeiros, mas todas as cidades do Ceará serão contempladas. Esse modelo de gestão otimiza a vida dos cearenses”, avaliou Zé Helder.

Francisco Ferreira Lima é motorista há mais de 40 anos, sendo 30 deles dirigindo caminhões. Depois de apresentar problemas na coluna teve de deixar a estrada e se dedicar a viagens mais curtas, a bordo de carros de passeio. “Vai melhorar para todo mundo quando o asfalto estiver cobrindo totalmente os buracos. Eu sei o que é dirigir em estrada esburacada e foi isso o que atacou a minha coluna, me afastando da minha paixão. Hoje é um dia pra gente comemorar”.

Participaram das assinaturas o deputado estadual Marcos Sobreira, prefeitos e lideranças da região.

Sinalize

O Programa de Segurança no Trânsito realiza requalificação viária e sinalização de trânsito para diminuir o número de acidentes nos municípios. A Superintendência de Obras Públicas (SOP) será a responsável pela execução das intervenções, em parceria com Departamento Estadual do Trânsito (Detran-CE) e prefeituras municipais. São R$ 198 milhões em investimentos para melhoria de tráfego em todas as cidades cearenses. A meta nesta etapa são 3.900.000 metros quadrados (m²) de asfalto.