Gabinete de Governança debate ações para Transformação Digital do Ceará

22 de setembro de 2021 - 15:27 # # # # # #

Ascom Seplag

Exemplo nacional em gestão fiscal há vários anos, o Ceará agora passa a se destacar como o estado brasileiro que tem investido fortemente em transformação digital, implementando iniciativas como o Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará (CCTD), cujo Gabinete de Governança se reuniu, nessa terça-feira (21), para tratar sobre o balanço das ações realizadas e sobre as próximas atividades planejadas para este ano. O CCTD é uma das ações do Programa Ceará Digital, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE).

Na abertura da reunião, o secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Benevides Filho, destacou que, atualmente, o Ceará é o segundo ponto do planeta mais conectado, recebendo os cabos de fibra óptica que operam no Brasil. Ele também reforçou o papel da Seplag no processo de transformação digital do Estado do Ceará, contemplando ações de modernização dos serviços públicos, ampliação do acesso à internet para a população, qualificação das pessoas e melhoria do ambiente de negócios.

“O objetivo do CCTD, enquanto programa de coordenação de políticas públicas, é transformar o Ceará em uma referência na adoção da transformação digital para impacto no cidadão, ensino e empreendedorismo”, reforçou a gestora de projetos do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, Renata Duarte. Ela lembrou que, para alcançar esse objetivo, o CCTD atua em quatro pilares: Capacidades governamentais, Empreendedorismo, Pesquisa e desenvolvimento e Formação de pessoas.

Colaboradora do Governo do Ceará no CCTD, a AWS, empresa do Grupo Amazon, apresentou os programas ofertados em cada eixo, as ações que já foram realizadas e as iniciativas previstas para os próximos meses. “No eixo de Capacidades governamentais, realizamos o GovExcEd, evento que reuniu 151 participantes, entre secretários, secretários executivos e dirigentes de vinculadas; o DigiGov, evento que reuniu 208 participantes entre gestores e técnicos dos setores de TI do Governo; e três edições das jornadas digitais, que abordaram os temas Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Ciência de dados e DevOps”, contou o gerente de Programas de Educação da AWS, Rubem Saldanha.

No eixo Empreendedorismo, foram realizados encontros com atores do ecossistema para a apresentação da proposta do CCTD e coleta de feedbacks. Também neste eixo, foi realizado, na terça-feira (21), um evento exclusivo para edtechs – startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação. No eixo Formação de Pessoas, foram realizadas reuniões para a integração da plataforma do AWS Academy aos programas Desafio Sebrae, Clusters Econômicos de Inovação, C-Jovem e Ensino Profissionalizante e novo ensino médio. “Tivemos ainda encontros com reitores e coordenadores de incubadoras de universidades cearenses para a apresentação do AWS Startup Academy”, disse Saldanha, acrescentando que, no eixo Pesquisa e Desenvolvimento, está sendo trabalhado um edital para a concessão de créditos em nuvem para pesquisadores.

“Para os próximos meses, estão previstos novos encontros com atores do mercado, reuniões com startups, eventos com pesquisadores sobre o uso de nuvem, a segunda edição do DigiGov e novas edições das Jornadas Digitais. Além disso, no próximo dia 27 de setembro, terá início um curso profissionalizante para egressos do sistema prisional. Também estão previstos um curso piloto para alunos de escolas profissionalizantes e o lançamento do AWS re-Start para pessoas subempregadas ou desempregadas”, contou Rubem Saldanha.

A reunião também contou com a participação do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges, do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Casa Civil, Francisco Cavalcante, do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, e do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Lassance de Castro, além de demais representantes da Seplag, AWS, Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento (Funcap).

Saiba Mais

O governador do Ceará, Camilo Santana, assinou, em novembro de 2020, o acordo de colaboração entre o Governo do Ceará e a Amazon Web Services Inc. (AWS), uma companhia da Amazon.com, para a criação do primeiro Centro de Competências para a Transformação Digital no País. O Centro de Competências para Transformação Digital do Estado do Ceará tem a proposta de tornar o estado uma referência na adoção de transformação digital centrada no ensino e no empreendedorismo.