Paracuru recebe 48ª base do CPRaio e central de videomonitoramento entregues pelo Governo do Ceará

14 de setembro de 2021 - 14:15 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Fotos Yuri Lobato - Infografia

Serão 15 câmeras de videomonitoramento para auxiliar o patrulhamento ostensivo no município e nas localidades mais próximas

Com o objetivo de garantir mais segurança aos moradores de Paracuru, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o governador Camilo Santana entregou, na manhã desta terça-feira (14), a 48ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar (PMCE) e uma central de videomonitoramento com 15 câmeras.

Com transmissão ao vivo pelas redes sociais, a solenidade teve a presença dos secretários Sandro Caron, da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e Chagas Vieira, da Casa Civil; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; da assessora especial do governador, Janaina Farias; do comandante geral da PMCE, coronel Márcio de Oliveira; do comandante do CPRaio, tenente-coronel Kilderlan Nascimento; e demais autoridades.

Segundo o governador, o investimento em segurança pública torna possível dar mais tranquilidade aos cearenses. “Eu tenho dito que onde a gente implanta o Raio, estamos mandando um recado: bandido não fica mais em Paracuru. Vamos mandar para fora do Ceará. Essa é a nossa determinação. E o Raio veio apoiar e complementar o trabalho dos nossos queridos policiais do POG [Policiamento Ostensivo Geral] do município de Paracuru”, declarou Camilo Santana, destacando outros investimentos em infraestrutura e prevenção, como escolas em tempo integral e areninhas.

Com esta nova base, o Ceará contabiliza unidades do CPRaio em 48 municípios das principais regiões do estado; uma na Capital, 13 na RMF e 34 no Interior. A previsão é de que mais 20 bases sejam inauguradas no Interior.

Na ocasião, o titular da SSPDS reafirmou o compromisso em oferecer proteção ao cidadão e combater a criminalidade. “A Polícia trabalha para que o cidadão de bem tenha tranquilidade e paz. Quem não pode ter tranquilidade neste estado é bandido. Para isso, estaremos sempre trabalhando, fazendo prisões, apreensões e operações, para que cada vez mais se consiga reduzir a criminalidade e combater o crime organizado”, ressaltou Sandro Caron.

A unidade de Paracuru será comandada pelo tenente Davi Lima e contará com efetivo de 29 policiais militares, 12 motocicletas e uma viatura Raio caracterizada, fazendo o patrulhamento ostensivo no município e nas localidades mais próximas. Esse trabalho será reforçado com 15 câmeras de videomonitoramento. Atualmente, o Ceará tem 46 centrais de videomonitoramento, com 3.318 câmeras integradas aos sistemas e ferramentas de inteligência da SSPDS.

Custódia Barroso, trabalhadora autônoma e moradora de Paracuru há 36 anos, comentou que a implantação da base foi muito aguardada. “A gente estava precisando demais mesmo, só agradecer. Foi a melhor coisa que teve em Paracuru nesses últimos tempos. Muita gente vai ficar feliz pelo Raio aqui”, agradeceu.

Ao cumprimentar os conterrâneos paracuruenses, o secretário-Chefe da Casa Civil destacou o trabalho dos homens e mulheres que compõem as forças de segurança. “O Estado do Ceará tem muito orgulho do trabalho que vocês fazem. Vocês ajudam a garantir a segurança aos cearenses. Por isso, têm todo o nosso respeito e carinho”, afirmou Chagas Vieira.

O prefeito de Paracuru, Wembley Gomes Costa (Beim), pontuou que a parceria com o Estado é fundamental para o desenvolvimento do município em diversas áreas. “Nós iremos trabalhar para que o município esteja sempre apto para receber investimentos em nossa cidade. Município que tem uma vocação turística enorme, que tem também um potencial industrial pela proximidade que temos com o Porto do Pecém. Município que tem tudo para ter pesca e agricultura fortes. É nesse sentido que estamos trabalhando”, garantiu.

Policiamento especializado

O comandante da PMCE, Márcio Oliveira, explicou que o CPRaio fortalece a atuação da Polícia Militar na RMF. “Paracuru vai experimentar a ação desse processo de policiamento motorizado de motocicletas, que é uma inovação. O Raio é a maior unidade motociclista do Brasil, que conta com homens preparados e capacitados”.

Criado em 2004, o policiamento especializado CPRaio se caracteriza pela mobilidade, flexibilidade, agilidade e precisão com o uso de motocicletas no combate ao crime. Atualmente, o Raio possui 2.513 policiais militares atuando em 48 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.653 motocicletas e 88 viaturas.

A formação dos raianos é realizada pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), com aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. O objetivo é prepará-los para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.