Com as areninhas de Carnaubal, Croatá e Parambu, Ceará chega a 232 equipamentos entregues

13 de setembro de 2021 - 15:07 # # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional - Texto
Thiara Montefusco - Ascom Casa Civil - Fotos

Agora, são 145 campos construídos pelo Governo do Ceará no Interior e outros 87 instalados em Fortaleza, através da parceria com a Prefeitura

Mais três cidades foram contempladas com a construção de areninhas no interior do Estado. Nesta segunda-feira (13), o Governo do Ceará inaugurou os equipamentos de Carnaubal, Croatá e Parambu, que receberam um investimento de R$ 713.236,95. Agora, já são 232 campos entregues à população, sendo 145 em municípios interioranos e 87 na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

O governador Camilo Santana ressaltou que a construção de um equipamento desses vai além da questão esportiva. “A areninha é uma política importante do Estado para a prevenção, tirar o jovem da rua e ir para dentro da areninha. Tem monitor, tem escolinha. O exercício físico estimula a melhoria do aprendizado na escola, estimula a saúde. Além disso, o entorno da areninha gera uma economia com o vendedor de pipoca, refrigerante, água, cachorro quente”, pontuou.

O secretário do Esporte e Juventude do Ceará, Rogério Pinheiro, corroborou com o governador e citou que esse trabalho vem se destacando nacionalmente. “O equipamento é muito maravilhoso, com alta qualidade e vem transformando a realidade dos municípios. É o maior investimento em política pública no esporte e que vem servindo de exemplo para os demais estados brasileiros”, comentou Rogério.

O chefe do Executivo estadual lembrou que o Governo do Ceará vai entregar, em breve, mais 56 areninhas, outras 23 estão em obras e já há um processo de licitação e contratação de empresas para a construção de mais 300 campos. “Nossa meta é chegarmos a 600 areninhas até o final de 2022, sendo a maior política na área do esporte em todos os estados brasileiros”, afirmou Camilo Santana.

Função transformadora

As areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society, com grama sintética, alambrados, rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. O objetivo do programa é levar mais qualidade de vida à população e incentivar a prática de atividades esportivas em um espaço urbanizado e seguro para convivência, lazer e formação cidadã.

Esse importante papel social do equipamento foi destacado pelo prefeito de Croatá, Ronilson Oliveira. “É um momento de muita alegria estar entregando essa areninha aos jovens, atletas e desportistas croataenses. É um grande equipamento que faz com que as crianças e adolescentes usem parte do seu tempo, evitando que eles vão para coisas que não prestam”, disse. O gestor lembrou ainda outras obras estaduais que beneficiarão a população local, como uma brinquedopraça, 20 mil metros de asfalto pelo programa Sinalize, um Centro de Educação Infantil (CEI), o Mercado Público do distrito de Betânia, além de mais uma areninha.

Rômulo Noronha, prefeito de Parambu, também acredita nesse papel transformador do esporte na vida das pessoas. “Minhas palavras hoje são de agradecimento. Acho esse programa de suma importância para a vida do cidadão cearense. A criança, o adolescente e o jovem que estão praticando esporte estão saindo da rua e buscando outros caminhos para o bem da família e da sociedade”, ressaltou. O município também está com outras obras do Governo do Ceará para beneficiar a população, a exemplo de um mercado público e a estrada que liga a Quiterianópolis. Mais duas areninhas ainda serão iniciadas.

O prefeito de Carnaubal, Zé Weliton, demonstrou sua gratidão pela obra e reconheceu sua função social. “Esse equipamento, com certeza, vai ser de muita utilidade para nossas crianças e jovens. Agradecemos por essa areninha e a outra que já foi autorizada”, comentou. O município também vai ganhar uma brinquedopraça, serviços de pavimentação de ruas e benfeitorias do programa Sinalize. O governador Camilo Santana informou que autorizou a construção da estrada ligando as comunidades de Cachoeira a Buriti, sonho antigo da população.

Ouça