Quatro lotes de vacinas contra Covid chegam ao Ceará

2 de setembro de 2021 - 15:09 # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

Remessas incluem doses de CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer 

Total de 440.362 doses de vacinas contra a Covid-19, divididas em quatro lotes, chegam ao Ceará. Entre as 10h30 e 12h desta quarta-feira (1º), o Estado recebeu duas remessas somando 357.202 imunobiológicos da CoronaVac/Butantan E à noite, por volta das 22 horas, o lote final do dia, com mais 56.160 doses da Pfizer/BioNTech. Às 17h desta quinta-feira (2), 27.000 de AstraZeneca/Oxford.

Essas quatro remessas serão destinadas à vacinação da população tanto para primeira dose (D1) quanto para segunda dose (D2). Elas seguem inicialmente para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), de onde são distribuíddas de forma proporcional aos municípios cearenses, através de rotas aéreas e terrestres.. Os imunobiológicos foram enviados pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Em publicação nas redes sociais nesta quarta, o governador Camilo Santana detalhou a destinação das doses. “O Ceará recebeu nesta manhã, 357.202 doses de CononaVac, que serão utilizadas para D1 e D2. Os outros dois lotes, um com 27.000 doses de AstraZeneca e outro com 56.160 da Pfizer, serão reservados para a aplicação da segunda dose. Lembrem-se, vacinas salvam vidas”.

Vacinômetro

O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas dessa terça-feira (31), foram aplicadas 7,77 milhões de doses. Com isso, 5,31 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 2,45 milhões completaram o esquema vacinal, considerando D2 ou dose única da Janssen.

Mais de 57% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e mais de 26% está com esquema vacinal concluído.

Vacinação de 12 a 17 anos

Camilo Santana destacou ainda o início da vacinação dos adolescentes, assim como a importância do cadastramento e confirmação do registro. “Fortaleza e outros municípios já iniciaram a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos. Porém, o cadastro dessa faixa etária na Secretaria da Saúde ainda está abaixo do esperado no Ceará, com menos de 50%. É fundamental que todos estejam atentos ao cadastramento na Sesa, que pode ser feito pelo site https://digital.saude.ce.gov.br”, reforçou.