Ceará recebe 117 mil doses para complemento de esquema vacinal contra a Covid

31 de agosto de 2021 - 10:29 # # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

Imunobiológicos da AstraZeneca e da Pfizer são destinados para aplicação de segunda dose

Desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (30), uma remessa com 75 mil doses de AstraZeneca/Fiocruz. Novo lote, com 42.120 doses da Pfizer/BioNTech, deve chegar por volta das 22 horas. Os imunobiológicos serão destinados para a segunda dose (D2).

Todas as remessas, enviadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A distribuição dos imunizantes é feita de forma proporcional aos municípios cearenses. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Até o momento, o Ceará recebeu um total de 9.622.438 doses (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).

Vacine-se

Treze municípios cearenses já registram a vacinação contra Covid-19 em pessoas de 12 a 17 anos. A Sesa reforça a necessidade de cadastro na plataforma Saúde Digital para a imunização deste grupo.

Para o cadastro, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, raça, número do cartão nacional de saúde e telefone para contato, por exemplo. Depois, é necessário confirmar o cadastro. Isso pode ser feito acessando o link enviado por e-mail ou telefonando para 0800.275.1475 ou ainda utilizando a ferramenta de assistente virtual do Plantão Coronavírus nos portais www.ceara.gov.br ou www.saude.ce.gov.br.

A Sesa ressalta a importância de preencher os dados com as informações corretas e verdadeiras para que a vacinação ocorra de forma organizada e mais ágil.

As prefeituras são responsáveis por cadastrar a população que não tem acesso à Internet.

Vacinômetro

No Ceará, mais de 7,62 milhões de doses já foram aplicadas, sendo 5,22 milhões em D1 e 2,24 milhões em D2. Mais de 156 mil pessoas receberam a dose única da Janssen. Com isso, o estado já ultrapassou a marca de 55% da população vacinada com, pelo menos, uma dose. Aproximadamente 24% dos cearenses já estão com o processo de imunização concluído.