Governo do Ceará entrega Campus Ibiapaba da Universidade Estadual Vale do Acaraú e abre nova perspectiva a estudantes da região

12 de agosto de 2021 - 12:54 # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

Na data em que é celebrado o Dia do Estudante, o Governo do Ceará entregou o Campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em São Benedito. O evento foi transmitido ao vivo através das redes sociais, e significa um marco importante para aqueles que cursam ou pretendem cursar o ensino superior na Serra da Ibiapaba.

Com o novo campus, universitários de pelo menos nove municípios da região, que antes precisavam fazer deslocamentos diários de até duas horas para participar das aulas em Sobral, agora contam com uma opção de sede que exige no máximo a metade desse tempo de percurso. A unidade inaugurada beneficia, além de São Benedito, as cidades de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

“Quero parabenizar todos os alunos e alunas do Ceará nesse dia, todo esse esforço que temos feito é para vocês, pois acreditamos que a única forma de mudar o mundo, e de ter um caminho para um país justo e que liberta é através da educação. Infelizmente o Brasil vive um retrocesso na educação através do Governo Federal, mas nós aqui no Ceará continuamos remando contra a maré ao investir de forma continuada em políticas públicas para a educação. Não somos um Estado rico, mas temos reconhecimento e destaque no Brasil em ter uma educação de qualidade, de um estudo continuado, e que dá oportunidade à todos os nossos alunos, da primeira infância ao ensino superior, e temos esse campus como exemplo”, apontou o governador.

Ao lado do governador Camilo Santana estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; os deputados federais Leônidas Cristino, Idilvan Alencar, Totonho Lopes e Junior Mano; os deputados estaduais Sérgio Aguiar, Tim Gomes, Bruno Pedrosa e Augusta Brito; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, além do prefeito de São Benedito, Saul Maciel, e do reitor da UVA, Fabianno Cavalcante, entre outras autoridades.

Processo seletivo

A inauguração do campus da UVA na região da Ibiapaba também marcou o lançamento do edital do vestibular para os cursos que serão sediados no local. As provas estão previstas para 3 de outubro e o início das aulas está agendado para 25 de outubro.

Inicialmente, serão implantados os cursos de Administração e Pedagogia, com 40 vagas semestrais para cada curso. Pedagogia funcionará pela manhã, enquanto as aulas de Administração serão à noite. A oferta de cursos leva em consideração as características e demandas econômicas locais. Assim, pela forte presença do agronegócio, está em estudo a inclusão futura de cursos como a graduação em Agronomia.

“Estamos agora fazendo a expansão das nossas universidades, construindo o nosso primeiro hospital universitário na Uece, porque tivemos apoio da bancada federal, e será um dos maiores do Norte-Nordeste. Com esse Campus em São Benedito estamos expandindo um sonho de trazer para a Serra da Ibiapaba o ensino superior, um campus que atenderá a região. Primeiro com Administração e Pedagogia, mas devemos trazer outros cursos para cá. Falando em extensão, o próximo campus fora de Sobral da UVA deverá ser no Litoral Norte, em Camocim”, ressaltou Camilo Santana.

Estrutura

O campus Ibiapaba da UVA está instalado onde funcionava a Escola João Batista Brandão, e conta com 10 salas de aula; sala de informática; biblioteca com duas salas de estudo; auditório com 200 assentos; ampla área de convivência, setor administrativo e salas de professores.

Estudante da Escola de Ensino Médio Ministro Antônio Coelho, a moradora de São Benedito Mikaele Oliveira já vislumbra um futuro melhor com novas oportunidades após a inauguração do campus em sua cidade. “Desde pequena eu estudo em colégio público e sempre sonhei em cursar um ensino superior. Até então, em São Benedito ou aqui perto eu nunca pensei que fosse possível, mas agora com o campus da UVA posso transformar esse sonho em realidade. É uma notícia que traz paz ao nosso coração, pois agora é possível se formar e ter um curso superior sem precisar sair de nossa cidade. Me acostumei a ver familiares e amigos tendo que se deslocar diariamente ou de forma definitiva para longe da sua cidade para ter uma oportunidade de estudar e fazer um ensino superior, tendo de ficar longe da família ou tendo muitos gastos. Agora a história será diferente”, celebra a jovem de 17 anos.