Aprendizagem dos estudantes cearenses será fortalecida com Programa Ceará Educa Mais

23 de julho de 2021 - 13:44 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

Com 25 ações estratégicas, o programa será desenvolvido em articulação com a educação em tempo integral e com a educação profissional e tecnológica

“Vamos continuar apostando sempre que o caminho para transformar as pessoas é através da educação”, afirmou o governador Camilo Santana ao sancionar, na manhã desta quinta-feira (22), a lei que implementa o Programa Ceará Educa Mais. Ao seu lado estava a secretária da Educação, Eliana Estrela. A solenidade foi transmitida ao vivo pelas redes sociais e acompanhada por gestores educacionais, professores e estudantes.

O Ceará Educa Mais tem o objetivo de elevar o desempenho acadêmico dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de ensino, buscando a aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano e também o desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias à formação integral dos alunos.

“São ações e programas que já estão sendo desenvolvidos e outras inovações em articulação com a educação em tempo integral e com a educação profissionalizante e tecnológica no Estado do Ceará. O foco [do Ceará Educa Mais] é a inovação educacional, é a superação dos desafios com o intuito de promover as transformações necessárias à educação e criar oportunidades para os nossos jovens, melhorar cada vez mais as condições para nossos jovens e professores”, enfatizou Camilo Santana.

O programa está fundamentado em oito eixos: Aperfeiçoamento pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores; Avanço na Aprendizagem; Tempo Integral; Cuidado e Inclusão; Preparação para o Enem; Educação Conectada; e Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.

Eliana Estrela explicou que o Ceará Educa Mais é resultado de um trabalho coletivo desenvolvido por diferentes atores. “Eu quero reconhecer o trabalho dos coordenadores das Crede e Sefor, da nossa equipe Seduc, dos secretários-executivos, das assessoras institucionais, do Cientista Chefe da Educação, professor Jorge Lira, e do Rogers Mendes que, quando estava na Secretária da Educação, contribuiu muito neste projeto. Um programa feito a muitas mãos e com o olhar sensível do governador Camilo Santana”, agradeceu.

Com base nos oitos eixos foram estabelecidas 25 ações estratégicas que visam aprimorar e fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes cearenses.

Dentro do eixo Aperfeiçoamento pedagógico, Eliana destacou a ação que busca fortalecer o diálogo para fortalecer a atuação dos coordenadores escolares. “O coordenador escolar é uma pessoa importante na escola que faz esse elo com o professor que está no chão da sala de aula, com a gestão, com os pais”, disse.

Sobre o Desenvolvimento e Qualificação de Professores, Camilo Santana afirmou que o Governo do Ceará, por meio da Seduc, investe na valorização dos docentes da rede estadual, viabilizando cursos de mestrado, doutorado e outras oportunidades de formação em serviço, além de diversos compromissos assumidos pela atual gestão. “Todo esse plano reflete na carreira dos professores e traz resultados para a sala de aula e para a qualidade do aprendizado do aluno”, garantiu.

O eixo Avanço da Aprendizagem contempla quatro ações que envolvem professores e alunos. “Foco na aprendizagem é foco no trabalho pedagógico do ensino, na aprendizagem dos estudantes por meio da avaliação diagnóstica e formativa, articulada com material estruturado, sempre pautado em algumas premissas, como a equidade, descentralização e articulação curricular. É importante, também, que tenha modelos pedagógicos que estimulem o aluno para que ele se sinta bem na escola, no ambiente escolar”, explicou Camilo Santana.

Tempo Integral nas escolas é uma meta do Governo do Ceará, que já alcançou em 2021 a metade das unidades aptas a este formato. Com novas 46 unidades que passam a ofertar o tempo integral este ano, o Ceará contará com 324 escolas com jornada ampliada. São 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional e 201 de Ensino Médio Regular em Tempo Integral.

“A gente vem sentindo por indicadores o abandono caindo. Cai o abandono, eles têm mais oportunidades na escola, a desigualdade social diminuiu também. São várias ações que a gente sente quando tem a escola em tempo integral. A formação do aluno, a capacitação para o mercado de trabalho, o ingresso na universidade, são todos indicadores que a gente acredita com essa escola de tempo integral“, justificou Eliana Estrela.

A Seduc oferta na rede pública estadual diversas oportunidades nas áreas do conhecimento e na formação profissional, com ampliação de carga horária, preparação dos jovens para o mundo do trabalho e um projeto de vida.

Dentro de Cuidado e Inclusão, o governador destacou a ação que contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos. “A escola é um lugar para aprender mas também é espaço para o desenvolvimento integral do aluno. Saber da relação dele com a comunidade escolar e dar apoio psicológico e educacional”, frisou.

Preparação para o Enem acontece através do “Enem: Chego Junto, Chego Bem!”, ação que ocorre de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas. “Desde o primeiro dia de aula, o Enem faz parte do cotidiano dos alunos”, comentou Eliana Estrela.

Ao apresentar o Educação Conectada, Camilo Santana falou sobre a transformação feita para garantir o acesso à educação híbrida e à conectividade, com foco na formação docente e no aprimoramento de ferramentas e estratégias relacionadas à Educação a Distância. “Esse foi um momento importante nesse período de pandemia. Nós inovamos mais uma vez conectando alunos, professores e escolas. Essa ação objetivou que nós continuássemos as aulas no ensino médio”, afirmou Camilo Santana, destacando os investimentos em equipamentos, chips de internet, tablets e computadores.

Ao fim, os gestores comentaram sobre a Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes, que acontece através do Ceará Científico, Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais qualificação profissional.

Camilo Santana encerrou a solenidade agradecendo a todos(as) que têm colaborado todos os dias para o desenvolvimento da educação no Ceará. “Quero agradecer, do fundo do coração, o trabalho e dedicação em nome de todos os professores e professoras da rede pública estadual. Vocês são guerreiros, vocês são lutadores. Vocês lutam por algo muito precioso, que é garantir um futuro de qualidade e oportunidade para os nossos jovens cearenses”, agradeceu.