Ceará recebe 161 mil doses de vacinas para dar continuidade à imunização da população contra a Covid-19

18 de junho de 2021 - 09:07 # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

Imunizantes darão continuidade à vacinação da população geral por idade em 151 municípios cearenses

Dois lotes, somando 161.280 doses de vacinas contra a Covid-19, chegaram ao Ceará na manhã desta sexta-feira (18), no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Foram recebidas 63 mil doses da CoronaVac/Butantan e 98.280 da Pfizer/BioNTech, enviadas por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para dar continuidade à vacinação da população geral por idade que já ocorre em 151 municípios cearenses.

Em publicação nas redes socais, o governador Camilo Santana destacou o esforço para agilizar a imunização contra a Covid-19 no Ceará. “Já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição (Ceadim), da Secretaria da Saúde, as 161.280 doses de vacinas que chegaram nesta sexta-feira ao Ceará. São 63 mil doses da CoronaVac, que voltam a ser distribuídas após um mês, e 98.280 doses da Pfizer (Ministério da Saúde corrigiu a quantidade de doses informada ontem). Faremos a distribuição aos municípios com a nossa equipe de logística, que conta com apoio de helicópteros, aviões e caminhões. Não vou descansar até que todos os cearenses estejam vacinados”, escreveu.

Os imunizantes serão distribuídos, conforme proporção e demanda, em até 24 horas. O repasse das doses segue a logística que o Governo do Estado estruturou, por meio da Ceadim/Sesa, para garantir que os imunobiológicos sejam distribuídos às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e, depois, aos municípios cearenses. Com rotas aéreas e terrestres, o transporte conta com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As prefeituras municipais são responsáveis por aplicar as vacinas distribuídas pelo Estado.

Vacinômetro

Mais de 3,5 milhões de doses foram aplicadas em todo território cearense, conforme dados do Vacinômetro da Sesa, registrados até as 17 horas do dia 16 de junho. Com 1.088.560 cearenses tendo completado o esquema vacinal com as duas doses, o Ceará destaca-se como o estado do Nordeste que, proporcionalmente, mais aplicou a segunda dose de vacinas contra a Covid-19 na população (11,85%), segundo levantamento feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa junto a secretarias de Saúde, divulgado nessa quinta-feira (17).

Cadastro Estadual de Vacinação

A Sesa liberou o cadastro do público entre 12 e 17 anos para vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital. A pasta informa que ainda não existe previsão para começar a vacinação neste público. O único imunizante liberado até o momento pela Anvisa para ser aplicado em adolescentes é o da Pfizer.