Ceará recebe 18º lote de vacinas, incluindo a primeira remessa dos imunizantes da Pfizer

4 de maio de 2021 - 10:13 # # # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

A 18ª remessa de vacinas para a imunização da população cearense contra a Covid-19 chegou ao Estado em avião que pousou no Aeroporto de Fortaleza na tarde desta segunda-feira (3). O novo lote enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), de responsabilidade do Governo Federal, contém 17.550 doses da Pfizer/BioNTech, a primeira remessa que chega ao Ceará desse imunizante. E contém mais 255.750 doses de Oxford/AstraZeneca, totalizando 273.300.

Recebemos há pouco mais um lote de vacinas contra a Covid, incluindo mais uma remessa da AstraZeneca e a primeira da Pfizer. Temos lutado muito para que os cearenses sejam vacinados o quanto antes. Hoje mesmo a Justiça Federal acatou ação do Governo do Estado para que o Ceará receba, de forma imediata, 49 mil doses extras da vacina CoronaVac. Não vou descansar um minuto até que toda nossa população seja imunizada”, ressaltou o governador Camilo Santana.

Com os envios desta segunda-feira, o Ceará chega ao total de 2.715.200 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), das quais mais de dois milhões já foram aplicadas, entre primeira e segunda dose. Os dados são do Vacinômetro.

Pfizer

Esta é a terceira vacina recebida pelo Ceará, que já vinha imunizando sua população com a CoronaVac (Sinovac/Butantan) e AstraZeneca (Oxford/Fiocruz). Ao contrário das outras duas, a Pfizer/BioNTech necessita de um acondicionamento com temperatura mais baixa ainda. Elas precisam ficar guardadas em ambientes entre -25ºC e -15ºC, podendo permanecer por até 14 dias nessas condições. A Secretaria da Saúde (Sesa) vai utilizar um freezer da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, que tem capacidade para conservar a uma temperatura de 70 graus negativos.

Assim como os outros dois imunizantes já utilizados no Estado, esse também precisa da aplicação de duas doses para garantir um melhor resultado imunológico. O intervalo entre as duas aplicações deverá ser de 12 semanas, de acordo com orientação do Ministério da Saúde.

Terceiro grupo prioritário

Com o avanço da campanha de vacinação, o Ceará está perto de começar a imunização do terceiro grupo prioritário, que contempla pessoas com comorbidades (doenças crônicas), deficiência permanente grave e grávidas. A comprovação de que possui algum desses pré-requisitos deve ser feita com a apresentação de um atestado, prescrição ou relatório médico especificando a indicação da vacina pelo médico.

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou o esforço do Governo para acelerar a vacinação no Ceará. Com a decisão da Justiça Federal, Camilo Santana espera regularizar a imunização da população com a Coronavac.

A secretária executiva de vigilância e regulação da Secretaria da Saúde, Magda Almeida, fala sobre especificidades da vacina da Pfizer.

A comprovação de que possui algum desses pré-requisitos deve ser feita com a apresentação de um atestado, prescrição ou relatório médico especificando a indicação da vacina pelo médico, como explica Magda Almeida.

O governador Camilo Santana reforçou o esforço para garantir leitos suficientes para atender a quem precisa neste momento, para recuperar a economia e para garantir a vacina para os cearenses.