Governo do Ceará inaugura bases do SAMU de Amontada e Irauçuba

14 de fevereiro de 2020 - 16:31 # # # #

Wilson Zanini Texto
Marcos Studart Fotos

O Governo do Ceará inaugurou duas novas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará), nesta sexta-feira (14), nos municípios de Amontada e Irauçuba, com a participação do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, que no ato representou o governador Camilo Santana.

Os municípios da região do Litoral Oeste/Vale do Curu receberam a 68ª e 69ª unidades de serviço, respectivamente. “Estamos muito felizes, porque o Ceará será o primeiro estado do Brasil a universalizar o atendimento de Samu”, destacou Nelson Martins. “Um dia especial, mais um dia ímpar na história do SAMU. Esse é um serviço de excelência, onde a gente busca sempre aperfeiçoar o profissional”, explicou o diretor-geral do SAMU no Ceará, coronel Vasconcelos.

Serviço

O SAMU funciona em regime 24 horas, bastando ligar no número 192 para acionar o socorro. O programa tem a parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e das prefeituras municipais. Com essa expansão, serão entregues 67 ambulâncias para atenderem em 60 municípios.

De acordo com o prefeito de Amontada, Dr. Valdir, “é mais um equipamento de atendimento à comunidade. É um equipamento de alta significância, que o município sozinho não poderia implantar sem as parcerias”, destacou. Já para a prefeita de Irauçuba, Geraldina Braga, “uma equipe do SAMU representa uma equipe a mais para ajudar na urgência e emergência, uma equipe totalmente imbuída no espírito de ajudar as pessoas, caso precise socorrer alguma vitima”, atentou.

Beneficiado

Vigilante em Amontada, Welington Luís Sousa do Nascimento afirmou que o serviço vai beneficiar a população da cidade. “A nossa cidade estava realmente precisando de uma ambulância no nível do SAMU. A gente ficava na dependência da cidade de Itapipoca”, lembrou.