Campos Sales é mais um município cearense contemplado com uma areninha

29 de janeiro de 2020 - 09:25 # # # # #

Fhilipe Augusto - Texto
Nivia Uchoa - Fotos

O equipamento inaugurado na cidade foi o 83⁰ entregue pelo Governo no Ceará desde que implementou o programa de construção de areninhas

O Governo do Ceará continua levando para as cidades cearenses uma importante iniciativa de incentivo ao esporte e lazer, bem como de prevenção à violência. Campos Sales, na região do Cariri, recebeu nessa terça-feira (28) a 83ª areninha entregue pelo Estado. O espaço, construído em uma área de 1.200 m², foi uma parceria com a Prefeitura e o investimento na obra foi de R$ 262.944,19. Localizada no bairro Guarani, a nova praça esportiva do município conta com um campo society com as dimensões 38 m x 26 m, vestiários com banheiros, acessos pavimentados, torres de iluminação, grama sintética e alambrados. Ao lado da população, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil do Ceará, Nelson Martins, o secretário do Esporte e da Juventude, Rogério Pinheiro, e o prefeito Moésio Loiola inauguraram a areninha.

O efeito positivo de obras como as areninhas em diversos segmentos que influenciam no dia a dia da comunidade foi destacado pelo assessor especial da Casa Civil. “Esse programa tem sido um grande sucesso. Ao incentivar o esporte primeiro você ajuda na qualidade de vida das pessoas. Você incentiva também a integração na cidade e evidentemente quando você começa a frequentar a areninha começa todo um conjunto de atividades que vai gerando emprego, e a Prefeitura teve a felicidade de colocar a areninha no bairro mais populoso de Campos Sales. Sem dúvida nenhuma vai ser um sucesso e a gente vê pela quantidade de pessoas que tem aqui”, disse Nelson Martins.

Atento ao poder transformador que o equipamento tem, o prefeito Moésio Loiola comunicou que esta é apenas a primeira de muitas que o município vai receber. “Nós conseguimos emendas parlamentares (estaduais e federais) e vamos fazer em Campos Sales mais cinco areninhas”, confidenciou o gestor. Para aproveitar os talentos cearenses, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte e da Juventude (Sejuv), vai promover este ano uma copa estadual das areninhas, informou o titular da Sejuv, Rogério Pinheiro. De acordo com o secretário, o Governo vai “convidar os nossos principais times – Ceará, Fortaleza e Ferroviário – para que possam observar esses jovens e identificar futuros profissionais do futebol”.

Além de fomentar a prática de atividades esportivas e hábitos saudáveis, o espaço serve também para que famílias busquem uma renda extra com a comercialização de alimentos para o público que frequenta o local. Wilson Lima, 34 anos, vende espetinhos, lanches e bebidas para sustentar a família. Segundo o comerciante, além de aumentar suas vendas por conta da movimentação que vai haver diariamente com os jogos na areninha, o maior legado do equipamento será para as gerações mais novas. “Sempre estou aqui quando tem eventos na Capela de São Francisco e agora com a areninha tenho fé em Deus que vai melhorar (a venda). Mas quero mesmo agradecer a todos os envolvidos porque essa praça de esportes tira muitas crianças dos caminhos errados. Isso é um incentivo muito bom para nossos jovens do bairro Guarani”, enalteceu Wilson.

Mais investimentos

Ainda durante a inauguração, Campos Sales foi beneficiado com mais uma obra do Estado. Na oportunidade, foi dada a ordem de serviço para a construção de 1.282 metros de rede elétrica de alta tensão trifásica, implantação de um transformador e postes para atender a obra do mirante de Nossa Senhora da Penha. O investimento total do Governo do Ceará será de R$ 75 mil.