Itaiçaba recebe a 79ª areninha do Governo do Ceará

9 de dezembro de 2019 - 13:37 # # #

Wilson Zanini Texto
Marcos Studart Fotos

Os moradores de Itaiçaba comemoraram nesta sexta-feira (6), a chegada de um novo equipamento de esporte, lazer e socialização, no município.

Fruto da parceria entre o Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Itaiçaba, a areninha foi entregue à população pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, que no ato representou o governador Camilo Santana.

“A areninha é um grande sucesso. É um incentivo muito grande para o esporte, para a integração das pessoas, para evitar que as crianças vão para o caminho das drogas, para melhorar a qualidade de vida, melhorar a saúde”, disse Nelson Martins.

“Esse programa das areninhas está dentro do programa Ceará Atleta e é um grande sucesso. Em todas as areninhas que foram inauguradas, a presença é muito grande. É um dos programas mais importantes que o governador Camilo Santana tem em parceria com os municípios do Ceará”, concluiu Nelson.

A ideia foi inspirada na implantação desses equipamentos na Capital, pela prefeitura de Fortaleza. Assim, o governador vem implantando areninhas em todos os municípios do Ceará.

A areninha de Itaiçaba é a de número 79 inaugurada no estado. A população jovem, adulta e da terceira idade agora tem um local adequado para se integrar, inclusive a noite, pois a estrutura conta com iluminação por torres, alojamentos/vestiários com chuveiros, gramado artificial, alambrados e urbanização dos acessos.

O secretário Rogério Pinheiro, da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), destaca a qualidade do equipamento. “É um equipamento da melhor qualidade possível. Grama padrão FIFA, iluminação e eu queria agradecer ao prefeito, por ter contribuído com o terreno, porque se a gente não tivesse ajuda da prefeitura a gente não teria como instalar esse equipamento aqui”, ressaltou.

A implantação da areninha é resultado de uma soma de esforços. O Governo do Ceará, através da Secretaria do Esporte Juventude (Sejuv), através da execução da Superintendência de Obras Públicas (SOP), constroi e equipa a areninha.

Cabe à Prefeitura escolher o local e doar o terreno para a construção da areninha. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal.

Para o prefeito de Itaiçaba, José Erenarco da Silva, o equipamento é uma forma de bem ocupar as pessoas. “Dizer que essa inauguração dessa areninha não é um grande desafio para nós, eu estaria omitindo a verdade. É uma alegria muito grande trazer um equipamento desses para a nossa juventude, para que eles possam cada vez mais desenvolver e ocupar esse espaço, no caminho do bem, no caminho do esporte e no caminho do lazer”, comentou.

Incentivo ao futebol feminino

Empolgada com seu time feminino, a jovem Francisca Érica Oliveira da Silva, de 16 anos, fala sobre a expectativa com um novo campo. “Eu jogo futebol tá com um tempinho já, desde os 9 anos de idade que eu jogo futebol de quadra aí quando deu uns 12 anos, eu passei a gostar do futebol de campo. A gente tem um time feminino, mas a gente não participa de campeonato. A gente só joga por lazer mesmo. Jogar nesse campo aqui vai ser as mil maravilhas, muito melhor. Para mim é uma honra ter isso aqui para jogar”, disse a atacante.