Governo do Ceará entrega 321 títulos de propriedade rural em Cruz

26 de novembro de 2019 - 15:41 # # # # #

Wilson Zanini Texto
Thiara Montefusco Fotos

A titulação da propriedade rural chegou para 321 agricultores de Cruz, nesta terça-feira (26). Os governos do Ceará e Federal prosseguem com o trabalho parceiro no Programa de Regularização Fundiária.

Participaram do evento o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins; o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), José Wilson Gonçalves; o representante do Incra, Guilherme Brasil e o chefe de gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Gerônimo Nascimento.

“A gente sabe que, para as pessoas que recebem, o título de propriedade tem um valor simbólico muito grande, porque passam a ser donos da terra. Isso garante uma estabilidade para a família. Aquele agricultor vai poder acessar o crédito , principalmente do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), movimentando a economia”, destacou Nelson Martins. “No caso do município de Cruz, ainda mais, porque nós já tivemos aqui 1.465 títulos de terra entregues. Hoje foram entregues 321 títulos”, concluiu ele.

O superintendente do Idace, José Willson Gonçalves, fala sobre o crescimento do Programa de Regularização Fundiária no Ceará. “Hoje, no estado do Ceará, esse programa tomou uma proporção grande, de tal forma que já medimos cerca de 227 mil imóveis. Destes, nós conseguimos identificar 155 mil sem o documento o agricultor não pode acessar algumas políticas públicas”, lembrou José Wilson.

Gerônimo Nascimento representou o secretário De Assis Diniz, no ato de entrega dos títulos. Ele destacou a medição das propriedades na busca por uma melhor organização nas delimitações das terras. “Cada que veio receber o título tem a certeza no papel, vai estar escrita a delimitação de onde começa e onde termina a sua terra. Aquela confusão que geralmente fica para os filhos e para os netos, termina por aqui”, explicou.

“Nós já estamos com mais de 160 municípios cobertos pelo programa e a intenção nossa, junto com o Governo do Ceará é universalizar isso aqui no estado do Ceará, lembrou Guilherme Brasil, representante do Incra.

Valorização

De acordo com o agricultor João Carlos da Silva, de 46 anos, é importante receber o titulo. “É uma forma de você ter o seu terreno regularizado e pagar todos os seus deveres, porque quando você paga todos os seus deveres, você também tem direitos, né? Isso tem uma importância grande para cada proprietário. E a partir do momento que a terra está regularizada eu posso beneficiá-la. Com o tempo eu vou ver o que vou fazer”, disse.