Benefício da água limpa e encanada chega para 154 famílias de Jati

22 de novembro de 2019 - 11:28 # # #

Wilson Zanini Texto
Nivia Uchoa Fotos

O Cariri cearense recebeu o benefício de um sistema de abastecimento de água nesta quinta-feira (21). É mais conforto, comodidade e saúde para 154 famílias das comunidades de Balança e Imburana, no município de Jati.

“É um investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões, numa parceria da Secretaria de Cidades do Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal. A população vai passar a ter água de qualidade, água tratada. Esse é um primeiro projeto”, destacou Nelson Martins.

“Serão realizados 68 sistemas de abastecimento de água, dentre esses, três grandes sistemas serão aqui em Jati. O investimento total vai ser de R$ 93 milhões”, concluiu o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, que no ato presidiu o evento e representou o governador Camilo Santana.

Segundo o secretário executivo de Saneamento da Secretaria das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, “essa parceria do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades, com o Ministério do Desenvolvimento Regional é que está viabilizando o primeiro de 64 sistemas que vão abastecer comunidades no Cariri cearense, ao longo do canal da Transposição do São Francisco”, lembrou.

“O Governo Estadual e o Governo Federal, com o apoio das comunidades, consegue entregar o sistema de abastecimento de água, antes da água do São Francisco chegar. Nós estamos um passo à frente”, enfatizou.

Sonho vira realidade

Ainda em êxtase pela conquista, Eliane Aquino Vidal, de 42 anos, falou do salto de qualidade que teve com a implantação do sistema de água. “A gente dependia de um cacimbão para pegar água. A gente tinha que acordar de madrugada par conseguir água. Era a maior dificuldade”, desabafou. “Agora tá bom demais! Eu falo é muito: nós estamos ricas.  Há muitos anos que a gente esperava por esse benefício”, concluiu, satisfeita, a moradora da comunidade de Balança.

“Graças a Deus a gente está aqui hoje recebendo, antes da água do São Francisco, esse benefício para comunidades que eram abastecidos apenas com carro-pipa”, disse a prefeita Maria de Jesus Diniz.

O prefeito de Penaforte, Agábio, o deputado estadual Guilherme Landim, o representante da associação dos moradores da comunidade da Balança, Renato Vidal, e lideranças locais também participaram do ato de inauguração do sistema de água.