Mais 119 títulos de propriedade rural serão entregues em Russas

12 de novembro de 2019 - 14:13 # # # # #

Ascom Idace

Na manhã desta quarta-feira (13), o Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), fará entrega de 119 títulos de propriedade rural, em Russas. O evento terá as presenças do assessor especial de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins; da superintendente adjunta do Idace, Graça Pedrosa; além de autoridades municipais e lideranças sindicais e de movimentos sociais.

De janeiro a outubro de 2019 foram entregues 15.122 títulos da terra, de uma previsão de 20 mil, tendo o Idace trabalhado em 132 dos 182 beneficiados com o Programa de Regularização Fundiária.

Localizado no território do Vale do Jaguaribe, Russa tem 3.900 imóveis rurais cadastrados, sendo deste total, 3.000 posses e composses. Foram entregues 1.927 documentos aos detentores, estando 302 na Prefeitura.

Cada proprietário receberá uma pasta com o título do imóvel rural, memorial descritivo e planta. São beneficiados agricultores e agricultoras familiares com até 200 hectares.

Com o documento em mãos e registrado no cartório, o produtor rural pode ter acessa ao crédito rural, financiamento bancário, assistência técnica, além de facilitar na aposentadoria e participar de programas de apoio à agricultura familiar.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

A Diretoria Técnica e de Operação do Idace é responsável pela coordenação técnica de execução e fiscalização do programa nos 182 municípios contemplados com a regularização fundiária no Estado.

Entrega de títulos de terra em Russas
Data: 13 de novembro (quarta-feira)
Local: Câmera Municipal (Avenida Dom Lino, 831, Centro- Russas)