População de Tamboril tem nova opção de esporte e lazer com a inauguração da 68ª areninha do Estado na cidade

7 de novembro de 2019 - 14:24 # # #

Wilson Zanini Texto
Marcos Studart Fotos

Fruto da parceria entre as esferas estadual e municipal, a 68ª areninha do Estado foi inaugurada no final da tarde desta quarta-feira (6), no município de Tamboril.

Apesar da sensação de calmaria na cidade, a população, ansiosa por receber o equipamento, participou do evento com euforia. Evento esse que teve o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, representando do governador Camilo Santana.

“Geralmente é das coisas mais simples que você tem os maiores resultados. Nós temos três equipamentos simples que têm dado um resultado maravilhoso: as brinquedopraças, que já foram inauguradas 98 para as crianças brincarem; a academia de saúde, para as pessoas fazerem exercício e temos as areninhas. Hoje estamos inaugurando a areninja de número 68. E têm outras 50 que estão quase prontas, só está faltando a grama chegar. Essa experiência da areninha começou lá em Fortaleza. Todo mundo sabe da importância do exercício”, disse Nelson Martins.

O secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, e o deputado Jeová Mota completaram a comitiva, mas o palco contou também com representações locais.

“Esse é o maior programa de esporte e lazer de todo o estado do Ceará. A secretaria do Esporte e Juventude está com inscrições abertas para profissionais de educação física e iremos selecionar um profissional aqui do município de Tamboril pra que ele venha trabalhar no programa Esporte em Três Tempos. É um programa do Governo do Estado que disponibiliza um profissional de educação física, material esportivo, pra que seja desenvolvida uma ação de esporte e lazer aqui nessa areninha”, destacou Rogério Pinheiro.

“É uma grande preocupação do Governador Camilo, de não só entregar o equipamento esportivo, o que já e uma grande política, mas também de trazer uma política pública para a nossa juventude, as nossas crianças “, concluiu.

A ação foi o pontapé para que a população da cidade pudesse usar a estrutura com quase 1000 m² de gramado sintético, com torres de iluminação, alambrados, vestiários com banheiros e acesso urbanizado. Para a sua construção foram investidos cerca de R$ 258 mil.

Realização

O dia de festa em Tamboril marcou o encontro de duas gerações que vivenciaram o mesmo sonho, a mesma emoção: poder usufruir de uma estrutura como a de uma areninha recém inaugurada em sua cidade. Assim foi a história do Cauã de Souza Ferreira, dez anos, e do Francisco Almir Ferreira Soares, de 47. O primeiro vai correr pelo campo, fazer escolinha, jogar bola, como aluno. O segundo vai coordenar as atividades e organizar as programações da areninha.

“Pra gente, que só brincava na quadra, é muito diferente ter esse campinho com grama, luz pra jogar. É só marcar horário e formar o time”, festejou o garoto.

“É uma novidade muito grande. O trabalho do Camilo Santana tá superando qualquer outro governador do Ceará, porque antigamente não tinha isso para a criança. Eu, que já fui jogador, é uma forma de não me desligar do esporte”, disse Almir.

 

Ouça:

O evento teve o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins,  representando o governador Camilo Santana. Ele fala sobre o sucesso do programa no Ceará.

O secretário da Sejuv, Rogério Pinheiro, destaca a seleção de profissionais para compor o programa Esporte em Três Tempos.

Para o morador de Tamboril, ex-jogador e responsável pela programação de atividades da areninha, Francisco Almir Ferreira Soares, o equipamento vem como uma oportunidade de trazer benefícios para os praticantes.