Governo incentiva produção agrícola com entrega de títulos de terra em Irapuan Pinheiro

29 de outubro de 2019 - 15:05 # # # #

Antonio Cardoso Texto
Thiara Montefusco Fotos

Um sonho realizado. Assim dizia a faixa exposta na entrada do Centro de Assistência Social do município de Irapuan Pinheiro onde na manhã desta terça-feira (29) o assessor especial de relações institucionais, da Casa Civil, Nelson Martins realizou a entrega de quase 350 títulos de propriedade rural. A realização também estava explícita nos olhos da plateia composta por agricultores.

Nelson Martins destacou que esta foi a segunda vez somente neste ano que representava o governador Camilo Santana em Irapuan Pinheiro fazendo a entrega de títulos. “Aqui já foram entregues mais de 800 títulos de terra. Hoje estamos entregando quase 350”, apontou. “Podemos ver a alegria e a satisfação das pessoas”.

Nelson ressaltou a importância de Irapuan Pinheiro para a produção leiteira do Ceará. “Tem uma produção de leite bastante significativa. Passou de 500 litros por dia para 28 mil e, com certeza, a entrega desses títulos fará com que os agricultores possam ter acesso aos bancos, conseguindo mais crédito, podendo melhorar a propriedade e aumentar cada vez mais a produção de leite”.

Com o título de propriedade em mãos, além de assegurar a posse do terreno por gerações, se torna possível o acesso a financiamentos, principalmente do Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Calixto Monteiro de Moraes e a esposa Maria Zélia, ambos com 71 anos de idade, tiveram de controlar a ansiedade que insistia em lhes tirar o sono por duas noites anteriores à entrega do tão sonhado “papel da casa”. “A gente até tinha um papel, mas agora se torna realidade a propriedade em nosso nome. Isso traz confiança por se tratar de um documento oficial entregue pelo Governo do Estado. Depois de muitos anos morando na Vila Betânia hoje estamos aqui recebendo o título. Como a gente é pobre e vive apertado, mas agora se houver qualquer aperto a gente pode até pedir um empréstimo para melhorar a situação”, comemora o seu Calixto, sendo interrompido pela dona Zélia que também se empolga na comemoração. “Se aqui merecesse uma nota, eu daria a maior possível. Hoje eu dou 10 para o Governo”.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), com o Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

O prefeito Claudenilton Pinheiro considerou brilhante a ação. “O governador Camilo Santana está dando às pessoas humildes um valor que se formos colocar ao pé da letra não tem preço. Todos nós sabemos que ter a titularidade oficial do seu pedaço de terra é cidadania. Nós, a partir de hoje, estamos fazendo a maior entrega. É uma ação histórica e a partir de hoje vocês verdadeiramente, a partir de agora, são proprietários, têm na mão o direito de dizerem que são proprietários. É um presente dado por um Governo do Estado que se preocupa com todos”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irapuan Pinheiro, Francisco Francalino de Sousa, ressaltou a importância da entrega de títulos para o movimento sindical. “Todos tinham muita vontade de ter a terra documentada e não tinham como documentar. A maioria tinha a terra, mas não tinha documento do terreno e agora, com a documentação poderão investir, cercando e ampliando os rebanhos”, apontou Francalino.

Participaram também do evento, o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, o secretário executivo da SDA, José Leite, deputado Antônio Granja, além de lideranças políticas e sindicais da região do Sertão Central.