Governo do Ceará retoma obras de estrada que vai ligar a CE-187 à CE-327, na Serra da Ibiapaba

25 de outubro de 2019 - 11:52 # # # # #

Fhilipe Augusto - Texto
Tiago Stille - Fotos

A população dos municípios de Ipu e Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba, terá, em breve, mais uma estrada com condições adequadas de trafegabilidade, levando mais segurança e conforto no trânsito, além de ser mais uma via para escoar a produção agrícola, uma das principais fontes de renda da região. A ordem para a retomada das obras da estrada que vai ligar a CE-187, na comunidade de São João (Ipu), à CE-327, no distrito de Guarani (Guaraciaba do Norte), foi dada nesta quinta-feira (25) pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins.

“O governador Camilo Santana pediu que eu viesse aqui para dar a ordem de retomada das obras. Essa estrada tem 11 quilômetros, sendo oito no território do Ipu e três em Guaraciaba do Norte. Nós percorremos a estrada toda e vimos a grande quantidade de pessoas que moram à margem da estrada, vimos que a produção agrícola de hortifrutigranjeira é muito grande. Então, essa estrada vai beneficiar muitas pessoas”, comunicou Nelson Martins durante vistoria no trecho.

A obra, que estava parada por questões burocráticas, está orçada em R$ 4.624.398,66, financiada pelo Tesouro Estadual. No decorrer dos 11,02 quilômetros de extensão da estrada serão realizados serviços de pavimentação, movimentação de terra, revestimento asfáltico, obras d’arte correntes, drenagem, sinalização horizontal e vertical, além de intervenções que proteja o ecossistema local.

O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 150 dias e no começo de 2020 a comunidade da região já deverá desfrutar da nova infraestrutura viária, segundo Nelson Martins. “Já conversamos com o pessoal da empresa para dar um ritmo acelerado na obra para que ela seja concluída o mais rápido possível, porque o governador quer fazer a inauguração dessa estrada tão importante no começo do próximo ano para beneficiar essa população”, disse.

O prefeito de Ipu, Sérgio Rufino, acompanhou de perto a vistoria feita no trecho e a ordem de retomada dos serviços. Para ele, “toda a comunidade do Ipu e de Guaraciaba do Norte vai se beneficiar muito com essa obra. Quero agradecer aqui por essa e tantas outras obras que temos aqui na região. Esperamos que seja concluída loga para que o benefício seja entregue à população, que é imensurável”.