Idace entregará títulos de propriedade rural em Bela Cruz, Ipueiras e Pires Ferreira

18 de outubro de 2019 - 14:37 # # #

Ascom Idade

A entrega de títulos do Programa de Regularização Fundiária continua em municípios do interior do Ceará, como parte da meta do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) de entregar 20 mil títulos em 2019. Na segunda-feira (21), serão entregues 195 posses definitivas em Bela Cruz; na quarta-feira (23), 127, em Ipueiras; e na quinta-feira (24), 178, em Pires Ferreira. Ao todo serão entregues 500 documentos.

De janeiro a setembro de 2019 já foram entregues 15.122 títulos de terra, representando 75,61% da meta programada para este ano.

O evento deverá ter as presenças do superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves; do secretário Nelson Martins, das Relações Institucionais; e do secretário Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; além de autoridades municipais e lideranças sindicais e de movimentos sociais.

Cada proprietário receberá uma pasta com o título do imóvel rural, memorial descritivo e planta. São beneficiados agricultores e agricultoras familiares com até 200 hectares.

Com o documento em mãos e registrado no cartório, o produtor rural pode ter acessa ao crédito rural, financiamento bancário, assistência técnica, além de facilitar na aposentadoria e participar de programas de apoio à agricultura familiar.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

Bela Cruz, município localizado no território do Litoral Leste, tem 3,699 imóveis rurais cadastrados, com 3.173 posses e composses. Já foram entregues aos detentores, 1.508 títulos, estando 579 na prefeitura.

Localizado no território do Sertão de Crateús, Ipueiras conta com 1.771 imóveis rurais cadastrados e 1.356 posses e composses. Foram entregues aos detentores 423 e estão na prefeitura, 20.

Pertencente ao território de Sobral, Pires Ferreira tem 505 imóveis cadastrados e 398 posses e composses.

Serviço:

Entrega de títulos

Município de Bela Cruz
Data: 21 de outubro (segunda-feira)
Local: Auditório do Centro de Convenções Manoel Severiano Ramos
Endereço: Rua Coronel Duca S/N

Município de Ipueiras
Data: 23 de outubro (quarta-feira)
Local: Parque da Cidade José Costa Matos
Endereço: Rua Cel. Antonio Eufrazino, s/n

Município de Pires Ferreira
Data: 24 de outubro (quinta-feira)