Governo do Ceará autoriza recuperação de estradas do Sertão dos Inhamuns e RMF

5 de setembro de 2019 - 10:21 # # # # #

Wilson Zanini - Texto
Marcos Studart - Fotos

O Governo do Ceará autorizou, nesta quarta-feira (4), o início das obras de recuperação de dois trechos rodoviários, nos municípios de Arneiroz, na região do Sertão dos Inhamuns, e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), respectivamente.

Somadas, as ordens de serviço apontam um investimento de mais de R$ 5 milhões, dentro do programa de recuperação das rodovias danificadas pela quadra chuvosa, aplicados em mais de 50 km. Nos eventos, o governador foi representado pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, acompanhado do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), De Assis Diniz.

De manhã, Arneiroz foi palco da ação de assinatura da ordem de serviço para a recuperação de 42,3 km da rodocia CE-176, trecho que liga os municípios de Tauá e Arneiroz.

“Viemos aqui hoje para dar ordem de serviço para a recuperação de uma estrada muito importante para a região: a CE-176, trecho que liga Arneiroz à Tauá. A obrigação é deixar em boas condições de trafegabilidade, inclusive com seguro para cinco anos”, destacou Nelson Martins.

“Nós podemos dizer que o município tem uma grande conquista, que dá uma dimensão para além do conforto e segurança. Dá trafegabilidade onde o comércio circula e as pessoas andam e onde nós ligamos regiões importantes do Estado”, comentou o secretário De Assis Diniz, da SDA.

“Essa ordem de serviço é de grande importância para o município. Quero parabenizar o Governo do Ceará por mais esta grande obra que está fazendo pela região dos Inhamuns. Estamos prestes a receber também a areninha e a brinquedopraça “, lembrou o prefeito Edgar Monteiro.

“Vai ficar muito melhor, tanto para quem faz as linhas quanto para os passageiros. Uma estrada com mais segurança. Depois das chuvas a estrada ficou muito estragada e a gente passou a demorar muito a chegar no destino. O programa chegou na hora certa”, disse a moradora de Arneiroz, Joana Alves de Oliveira, de 36 anos.

Já a tarde, a ação aconteceu em Caucaia, onde foi autorizada a recuperação da CE-156, no trecho de 8,4 km que liga o entroncamento da BR 222 à localidade de Sítios Novos.

Os dois trechos vão receber serviços de reciclagem de base com adição de brita; pavimentação com revestimento asfáltico em TSD (Tratamento Superficial Duplo) e sinalização (horizontal e vertical).

“Nós percorremos a estrada com o prefeito Naumi e realmente está muito estragada. Vai ter que quebrar grande parte e fazer uma nova. Então vai ficar muito boa. E aqui tem uma quantidade muito grande de cerâmicas. Com essa melhoria, vai melhorar tanto para as pessoas que moram, quanto para fazer a movimentação de cerâmica aqui da região”, comentou Nelson Martins.

“A gente sabe da necessidade dessa estrada para o pessoal ir para Fortaleza, para Caucaia. E a gente foi muito cobrado pelos ceramistas da região. Então hoje a gente tá ganhando esse presente dessa parceria com o Governo do Estado”, disse Naumi Amorim, prefeito de Caucaia.

Aos 75 anos, o sr Francisco Barbosa agradece a obra. A gente espera há muito tempo que saia essa obra. A população está ansiosa. Toda vida eu acompanho e acredito na política do governador”, disse o morador de Sítios Novos.

De acordo com o superintendente adjunto de Obras Rodoviárias da Superintendência de Obras Públicas, Felipe Pinheiro, “o governador autorizou, através da SOP, a recuperação de dois trechos. É um investimento importante, no momento de crise que o país atravessa. Onde outros estados não conseguem nem pagar a folha, o estado do Ceará está fazendo investimentos”, destacou.

Os benefícios contemplam diretamente os moradores de Arneiroz, Tauá e Caucaia, turistas e demais condutores que utilizam os trechos para deslocamento escoamento de produção.

Presentes ao evento, a deputada estadual Érika Amorim; o gerente de manutenção da malha viária da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Paulo Bezerra e demais autoridades locais;

O programa

O Governador Camilo Santana autorizou, no dia 5 de julho, um pacote de recuperação de estradas danificadas pela quadra chuvosa, com recursos de R$ 220 milhões.