Interior: Governo do Ceará realizou ações no Maciço de Baturité, nesta sexta-feira (23)

26 de agosto de 2019 - 11:35 # # # #

Wilson Zanini – Texto
Marcos Studart - Fotos

Dando prosseguimento às ações do Governo do Ceará pelo interior do Estado, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, esteve nesta sexta-feira (23), representou o governador Camilo Santana na inauguração de equipamentos, em Guaramiranga, no Maciço de Baturité.

“É uma alegria estarmos aqui. Temos quatro atividades: a inauguração do Batalhão de Polícia Ambiental, a inauguração da sede da APA, no pé do Pico Alto, o Refúgio Silvestre do Periquito da Cara-Suja e depois nós temos a inauguração da Areninha. É um momento muito importante, porque o Maciço de Baturité, mais especificamente Guaramiranga são um paraíso e é fundamental que a gente possa preservar esse patrimônio”, disse Nelson Martins.

No primeiro momento, Nelson Martins e comitiva participaram da inauguração da sede do Pelotão Avançado do Batalhão de Polícia Ambiental, ocasião onde também foi inaugurada a sede do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara-Suja. O Revis é fruto da parceria entre a Sema e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).O objetivo do Refúgio é proteger a fauna endêmica na APA, mais especificamente, o Periquito Cara-Suja.

Nelson Martins foi acompanhado do secretário do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno; do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; e do representante do secretário Rogério Pinheiro, do Esporte e Juventude (Sejuv), Marcílio Gomes.

“Aqui nós temos três instituições. São 40 hectares, onde a Aquasis tem a sua sede, tem a sede da Polícia Ambiental, que era uma reivindicação da população da Serra de Baturité; a sede do Pelotão de Policiamento Ambiental e a unidade Revis Periquito da Cara-Suja. A ideia é fazer um local turístico”, destacou o secretário da Sema, Artur Bruno.

Em seguida, a comitiva, acompanhada do ex-governador Lúcio Alcântara, inaugurou a nova sede administrativa da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. “Reativamos e estamos entregando que hoje funciona a Secretaria de Meio Ambiente do município e a sede da Sema. Queria dizer da minha felicidade com relação a esse equipamento”, comentou a prefeita Roberlândia Ferreira, de Garamiranga.

Areninha

O desfecho das ações culminou com a inauguração da Areninha de Guaramiranga, uma estrutura com 1.200m², dotada de alambrados, campo de gramado sintético, iluminação, vestiários, e urbanização. O terreno foi cedido pela prefeitura e teve um investimento de R$ 262,3 mil.

O espaço é voltado para a socialização, prática de esportes e busca por uma melhor saúde dos jovens, adultos e idosos.

“É um equipamento como esse, maravilhoso, que o governador vem fazendo em todos os municípios do estado do Ceará”. Assim o secretário Zezinho se referiu à Areninha. Ainda na ocasião da inauguração do equipamento, Nelson Martins aproveitou para realizar um anúncio. “Nós temos uma obra que vai ser feita na Central de Artesanato e eu quero informar que recebi uma mensagem do governador Camilo Santana, pedindo para anunciar que já foi autorizado para a reforma”, mencionou.

De acordo com Levi Castelo Branco, a Areninha trouxe uma mudança para a criançada. “Tá bem legal, grande e vai dar para as crianças se divertirem muito. Antes a gente tinha que ir para o campinho de baixo. E agora dá até dá pra jogar a noite, porque não fica mais escuro”, comentou o garoto de nove anos.