Vereadores mirins de Baturité conhecem o Palácio da Abolição e o trabalho do Executivo estadual

7 de agosto de 2019 - 15:50 # # # # #

Fhilipe Augusto - Repórter
Carlos Gibaja - Fotos

A sede do Governo do Ceará recebeu na manhã desta quarta-feira (7) a visita de oito vereadores mirins do município de Baturité. Na ocasião, o grupo de adolescentes foi recepcionado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, que falou do cotidiano do poder Executivo estadual e seus desafios. A visita teve início com um passeio pelas dependências do Palácio da Abolição, onde os “parlamentares” puderam conhecer as peculiaridades arquitetônicas e históricas existentes no local. A visita guiada pelas instalações e as particularidades foram apresentadas pelo coronel Ricardo Porto, cerimonialista do Governo do Ceará.

Em seguida, o grupo se reuniu com Élcio Batista. O secretário contou como funciona sua rotina e a dedicação na tomada de decisões enquanto titular da Casa Civil do Estado. Questionado se a missão de estar à frente da Casa Civil era complicada, Élcio a classificou como “apaixonante”. “Não é difícil, mas envolve um conjunto de atividades e um esforço de coordenação. É um trabalho que faz muitas exigências. Você precisa estar com disposição para aceitar essas exigências e entender o papel que elas têm na sua atividade. Agora, é um trabalho muito desafiante e apaixonante, justamente porque são muitos desafios e o ser humano é movido a desafios”, enfatizou Élcio.

Solicitado a dar dicas para o futuro dos jovens, o secretário indicou que eles foquem na busca por conhecimento e planejamento pessoal. “A primeira coisa que acho super importante é que vocês precisam estudar muito e desenvolver uma habilidade que é a curiosidade. Normalmente os jovens e as crianças são muito curiosas. O conhecimento nasce da curiosidade. A segunda dica é vocês desenvolverem capacidades e habilidades que são exigidas no nosso tempo. Ainda dentro das dicas, você precisam ser exímios comunicadores. Hoje a comunicação é a coisa mais importante que tem. Por fim, vocês precisam ter foco, metas. Precisam olhar para frente, projetar e dizer onde vocês querem estar daqui a 10, 15 anos”, aconselhou.

Câmara Mirim de Vereadores

O grupo de oito adolescentes faz parte da Câmara Mirim de Vereadores de Baturité. Composta por alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares do município, o projeto foi iniciado em março deste ano e conta com 13 vereadores mirins. A vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Baturité, Clarissa Calado, que estava acompanhando os jovens, foi a idealizadora do projeto. “A ideia foi fazer com que os alunos pudessem compartilhar ideias, projetos e iniciativas que pudessem ajudar a cidade como um todo”, explicou a parlamentar.

Clarissa disse que o mandato de cada vereador mirim é de um ano, “para que haja uma rotatividade maior e o máximo de jovens possam participar”. As sessões legislativas mirins acontecem uma vez por mês e o trabalho deles é referendado pelos vereadores do Município, conforme informou Maria Eduarda Alves, presidente da Câmara Mirim. “Nós fazemos requerimento do que falta na nossa escola, na cidade, e levamos para a Câmara. A gente tem a liberdade de agir como vereadores”, destacou. Os alunos são quem escolhem os representantes da sua respectiva escola.

A visita dos vereadores mirins foi acompanhada também pelo jovem deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Júlio César Filho, e pela presidente da Agência do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Adagri), Vilma Freire.