Litoral Norte terá rodovias recuperadas e sinalizadas

16 de julho de 2019 - 12:08 # # # # #

Wilson Zanini Texto
Thiara Montefusco Fotos

Os trechos receberão serviços de pavimentação e sinalização, beneficiando diretamente os municípios de Granja, Camocim e Jijoca

A região do Litoral Norte cearense recebeu, nessa segunda-feira (15), investimentos em infraestrutura rodoviária. Foram assinadas as ordens de serviço que autorizaram o início dos serviços de recuperação das rodovias estaduais (CEs), contemplando os trechos da rodovia CE-085, trecho que liga o entroncamento da CE-216/311/364 (Granja), com o entroncamento da CE-362 para Camocim; e ainda o trecho que liga Jijoca de Jericoacoara ao entroncamento da CE-216/311/364 (Granja).

O evento contou com a presença do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins; do representante da Superintendência de Obras Públicas (SOP), engenheiro Paulo Bezerra; dos deputados estaduais Sérgio Aguiar e Duquinha, e demais autoridades locais. No dia 5 de julho, o governador Camilo Santana assinou a ordem de serviço que autoriza a recuperação dos trechos danificados pela chuva.

“O governador priorizou para começar essa semana 21 trechos. Pra vocês terem uma ideia, vão ser recuperados 59 trechos, que vão beneficiar 85 municípios. É quase a metade dos municípios do Ceará. Serão 1.732 km e quase 220 milhões aplicados na recuperação dessas estradas. Serão 492 km, num valor total de R$ 53,7 milhões, aqui na Região”, destacou Nelson Martins.

O trecho Granja – Camocim, com 22,82 km de extensão, recebeu investimentos de R$ 2,94 milhões. Já o trecho Jijoca – Granja, possui uma extensão de 53,94 km e recebeu investimentos da ordem de R$ 5,93 milhões. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual.

Nelson Martins aproveitou a ocasião para visitar o canteiro de obras e percorrer de carro o trecho entre Camocim e Granja.

Mônica Aguiar, prefeita de Camocim, falou sobre a euforia da população em receber essas obras do Governo do Ceará. “Hoje é um dia de muita alegria pra todos nós camocinenses e para toda população do Norte do Ceará. Essa ordem de serviço vem sendo muito desejada por todos nós camocinenses. Nós sabemos que os acessos às cidades são muito importantes e trazem o desenvolvimento para as cidades. Tivemos um bom inverno, que se prolongou bastante e quem é gestor sabe que não pode fazer uma obra dessas com chuva”, comentou.

“Recebemos o Nelson, representante do nosso governador e fico alegre de saber que ele está atento ao pedido da população de Jijoca de Jericoacoara, nesse trecho de quase 60 km e quase R$ 6 milhões, que fica entre Jijoca e Granja. Então a gente vê que o governador está atendendo às reivindicações do nosso município”, agradeceu o prefeito de Jijoca, Lindbergh Martins.

Os trechos receberão serviços referentes a reciclagem de base com adição de brita; pavimentação com revestimento asfáltico em TSD (Tratamento Superficial Duplo) e sinalização (horizontal e vertical), beneficiando diretamente os municípios de Granja, Camocim e Jijoca. O prazo de execução das obras é de 90 dias corridos.

Melhoria anunciada

A recuperação dos trechos vai beneficiar não só o turismo local, mas também aos usuários que fazem o uso constante da rodovia. É o caso do eletricista Ednázio Carvalho Mota, de 43 anos, que se utiliza diariamente dos trechos para trabalhar em toda região. “E muito importante um serviço desses nessa rodovia, que tem sempre um movimento grande. Esses buracos são perigosos, porque os motoristas se arriscam desviando. Ainda tem a questão da manutenção dos nossos carros, que danificam muito. Eu faço esses percursos várias vezes, diariamente. Eu estou na expectativa dessa recuperação”, disse.