Areninha: Ipaumirim tem o 52° equipamento inaugurado pelo Governo do Ceará

12 de julho de 2019 - 10:57 # # # #

Wilson Zanini Texto
Nívia Uchoa Fotos

Município da região Centro-Sul do Ceará, Ipaumirim, a partir desta quarta-feira (11), passou a contar com uma nova opção de esporte, lazer e socialização. O Governo do Ceará inaugurou a 52ª areninha do Estado na cidade.

A ação contou com a presença do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, representando o governador Camilo Santana; do secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro; deputados federal José Airton e estadual Daniel Oliveira, bem como autoridades locais.

Nelson Martins falou sobre o projeto de cobertura desses equipamentos em todo o Estado. “Esse projeto das areninhas é um dos projetos mais importantes que o governador já fez em nosso estado. Ele assumiu um compromisso de fazer pelo menos uma areninha em cada município do Ceará. Nós já temos 52 funcionando e uma grande quantidade bem pertinho de inaugurar”, destacou.

O Governo do Ceará construiu o equipamento sob a gestão da Secretaria do Esporte e da Juventude (Sejuv) e execução/fiscalização da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Para tanto, foram investidos R$ 278.637,13, numa área de intervenção de 1.200 m². A população passa a contar agora com uma estrutura de campo society com gramados sintéticos, vestiários com banheiros, acessos urbanizados, torres de iluminação e alambrados.

De acordo com o prefeito do Município, José Geraldo Gonçalves, receber a areninha foi motivo de muita alegria. “Eu quero agradecer esse equipamento com muita alegria. Um compromisso que o governador fez com a gente em praça pública, como fez também com a brinquedopraça e foi entregue à nossa população”, disse.

“Essa é a 52ª areninha entregue, de um total de 220. Um equipamento importante, que leva para todos os municípios cearenses uma oportunidade para os jovens, crianças e adolescentes, de estarem realizando uma prática esportiva”, enfatizou Rogério Pinheiro.

E nesta sexta-feira (12), o Governo do Ceará entrega mais uma areninha, desta vez no município de Abaiara, na região do Cariri.

Com apenas 13 anos, o garoto Francisco Santiago Alves Sousa descreveu como era a sua realidade antes da chegada da areninha. “A gente tinha um campinho velho e acabado ali, só o resto. Os meninos da vila sempre brincavam lá. Essa estrutura é bonita, boa, melhor da gente jogar. Fora isso, só tinha um parquinho na minha rua”, disse.

E a história do Francisco não teria esse desfecho, não fosse a perseverança de sua avó, que o criou desde um ano de idade. A dona Célia Gonçalves, de 57 anos, possibilitou que pequeno Francisco participasse do jogo inaugural, graças ao tênis de segunda mão que comprou para ele, após ter vendido a sua churrasqueira. “Quando eu entreguei o tênis pra ele, ele falou que era o melhor dia da vida dele. Eu amo demais esse menino e acho que esse campo vai ser muito bom pra ele, porque as crianças não tinham o que fazer e vão aprender muito na escolinha”, disse, emocionada.

“A areninha vai trazer grandes benefícios aqui para a comunidade do município, pois vai proporcionar a prática esportiva, a parte de recreação, ou seja, trazer a comunidade para dentro do equipamento”, disse o titular da Sejuv.