Piquet Carneiro recebe 87 títulos de terra nesta quarta-feira (10)

10 de julho de 2019 - 14:43 # # # # #

Wilson Zanini Texto
Thiara Montefusco Fotos

O Governo do Ceará prossegue com a distribuição de títulos de propriedade rural por todo o Estado. É o segundo dia da ação na região do Sertão Central, nesta semana.

Na segunda-feira (8) foram entregues títulos para 265 agricultores rurais em Irapuan Pinheiro. Nesta quarta-feira (10) foi a vez da população de Piquet Carneiro receber os documentos definitivos, beneficiando diretamente 87 agricultores familiares. O município já havia recebido 219 títulos antes.

Uma comitiva do Governo do Ceará, formada pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins; pelo secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), De Assis Diniz e pelo superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, esteve presente na ação, em Piquet Carneiro.

Representando o governador do povo cearense, Camilo Santana, Nelson Martins enfatizou a relevância do Programa de Regularização Fundiária junto ao produtor. “Esse momento em que vocês estão recebendo o título da terra, sem dúvida tem um valor simbólico muito grande. Ter essa oportunidade de fazer isso hoje é uma satisfação muito grande”, disse.

“Nós ficamos felizes porque quando chegamos aqui já tinha um toldo com o pessoal do banco Santander, já fazendo o financiamento com o pessoal, com base no título, e também o pessoal do Banco do Nordeste, fazendo a mesma coisa. Isso é uma prova de que, ao você ter o titulo da sua terra, você vai ter muito mais condições de melhorar a sua propriedade, fazer um poço, produzir mais, gerar mais emprego e melhorar a qualidade de vida da sua família e também do município “, completou Nelson Martins.

Participaram também do ato, o prefeito do município, Bismarck Bezerra; o representante do Incra, Guilherme Brasil e autoridades municipais e lideranças sindicais e de movimentos sociais.

O secretário De Assis Diniz parabenizou o município pelo aniversário de emancipação e falou sobre o investimento do Estado na agricultura familiar. “Quero trazer um abraço fraterno por esse momento muito especial de Piquet Carneiro, que está completando 62 anos. O governador Camilo Santana tem assumido compromissos para valorizar a agricultura familiar. Nós concluímos o Projeto São José IIl, investimos R$ 522 milhões na agricultura familiar, apoiamos 267 projetos produtivos, apoiamos o acesso à água em mais de 290 comunidades de 70 cidades e recebemos carta branca do governador para o crédito do São José IV. Serão mais R$ 581 milhões”, comentou.

Para o agricultor Fausto Alves Vieira, de 85 anos, falar em título de terra é falar em realização. “Eu quero investir na minha terra, plantando milho, feijão, criando animal e plantando palma. Palma é a coisa melhor do sertão, porque salva a situação de muita gente. Eu tenho muita satisfação em em receber esse documento”, agradeceu o sr. Fausto.

O documento definitivo de propriedade rural tem como maior objetivo, assegurar um respaldo jurídico aos proprietários de imóveis rurais. O título também facilita o acesso ao crédito rural e à aposentadoria de agricultores e agricultoras familiares, além de outros benefícios.

Para receber o título da terra, cada proprietário passa por um processo, que inicia com a sua inscrição; depois com a visita de técnicos em sua propriedade, para medição e georreferenciamento; e culmina no recebimento do documento.

Cada agricultor recebe uma pasta com o título do imóvel rural, memorial descritivo e planta. São beneficiados agricultores e agricultoras familiares com até 200 hectares.

O Programa é uma parceria entre as esferas Estadual, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), e a esfera Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

“Nós chegamos no fim do primeiro semestre com 11.063 títulos entregues, 55% da nossa meta. Pra nós do Idace é uma satisfação muito grande”, enfatizou José Wilson Gonçalves.

Visita

Na ocasião, Nelson Martins, De Assis Diniz e comitiva visitaram as obras de reforma e ampliação do Hospital de Pequeno Porte de Piquet Carneiro (HPP ).

“A gente vem agradecer ao governador, pois foram investidos cerca de R$ 700 mil no nosso HPP, onde a gente já está com o hospital praticamente finalizado. O Governo inclusive já pagou quase 100% do seu orçamento dessa obra e agora em agosto, possivelmente a gente já esteja inaugurando”, comemorou Bismarck, prefeito de Piquet Carneiro.

A obra total recebeu investimentos de R$ 900 mil reais. O Governo do Ceará ainda entregou, no ano passado, cinco veículos, entre ambulâncias e carros para o Programa de Saúde da Família (PSF) no município.